INÍCIO AGRICULTURA Soja

Preços da soja se mantém estáveis em Chicago devido a oportunidades de compras de investidores

Depois das recentes quedas, os investidores veem oportunidades para compras, diante de um cenário financeiro mais favorável
Camilo Motter
- Especial para Rural News
Publicado em 14/09/2023

Os preços da soja operam estáveis, a U$ 13,50/novembro, nos futuros de Chicago neste momento, manhã de quinta-feira. Depois das recentes quedas, os investidores veem oportunidades para compras, diante de um cenário financeiro mais favorável. Além disto, a demanda tem sido mais ativa, notadamente para a produção de biodiesel, razão pela qual os preços do óleo se mantêm firmes.
Passado o relatório de oferta e demanda de setembro, que trouxe números relativamente baixistas, os participantes voltam a dar atenção na finalização da safra norte-americana. Chuvas esparsas têm ocorrido em regiões castigadas pela baixa umidade, favorecendo lavouras mais tardias. A colheita deve deslanchar na segunda quinzena deste mês.


O USDA acaba de informar que foram vendidas para o exterior 0,7MT de soja na última semana. Na temporada, o compromisso com exportações soma 16,6MT, ante 25,3MT do mesmo período do ano passado.


As exportações brasileiras devem somar algo como 7,0MT neste mês. Em agosto foram 8,5MT. Até agora, foram despachadas 82,6MT, ante 61,4MT do mesmo período do ano passado.


No mercado interno, as indicações de compra vêm sofrendo pressões diante das recentes perdas na CBOT e como consequência dos números baixistas do último relatório de oferta e demanda. A disponibilidade interna é ainda bastante alta e especula-se sobre a capacidade logística e de mercado para escoar os volumes remanescentes de soja e milho até a entrada da nova safra. Muitas tradings já cumpriram seus programas de embarques deste ano e focam em negociações com a safra nova. Prêmios são negociados nos portos brasileiros, no mercado spot, na faixa 40/70 cents positivos; para outubro, entre 45/75.


Indicações de compra entre R$ 138,00/140,00 no oeste do estado e na faixa de R$ 149,00/151,00 em Paranaguá – dependendo do prazo de pagamento e, no interior, também do local e do período de embarque.

Sobre o autor Camilo Motter

Possui graduação em Jornalismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos(1981), graduação em Economia pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Cascavel(1985), especialização em Teoria Econômica pela Universidade Federal do Paraná(1989) e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina(2001). Tem experiência na área de Economia. Atuando principalmente nos seguintes temas:Maximização da Renda, Informação, Comercialização. É diretor da Corretora Granoeste, de Cascavel/PR.
TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.