Banner publicitário portal RuralNews
Previsão do tempo

Tempo instável: Chuvas persistem no Sul do Brasil

Tendência que nos próximos dias, mais chuva se concentre em boa parte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina
Imagem do autor

Publicado em 26/04/2024

Os estados do Sul do Brasil continuam sob a influência de sistemas meteorológicos ativos, resultando em um padrão de chuvas persistente. Essas condições de tempo têm impactado várias regiões, trazendo volumes significativos de precipitação ao longo de abril.



Situação atual


Durante todo o mês de abril, as chuvas têm sido uma constante preocupação para os habitantes da região Sul do Brasil. Em áreas urbanas como Florianópolis e Curitiba, as precipitações excederam as médias históricas mensais. Em particular, Florianópolis viu um acumulado impressionante de 363mm de chuva, muito além da média Climatológica de 116mm para o mês, consolidando-se como a terceira capital mais chuvosa do país. Curitiba, por sua vez, registrou um total de 124mm até o dia 25 de abril, superando significativamente sua média mensal de 88mm. O Rio Grande do Sul não fica atrás, em localidades como Uruguaiana e Santiago, os volumes de chuva também foram notáveis, alcançando valores como os 242mm registrados em Uruguaiana e impressionantes 312.2mm em Santiago.


Previsão para os próximos dias



Sábado (27): Uma nova frente fria avança sobre o Rio Grande do Sul durante a noite, trazendo mudanças significativas nas condições meteorológicas. Para a faixa oeste, campanha, sul e central do estado, espera-se muita nebulosidade ao longo do dia, com chuvas persistentes e poucas aberturas de sol, especialmente a partir da tarde. Um alerta é emitido para a possibilidade de tempestades, caracterizadas por temporais acompanhados de chuva volumosa, na região sul do estado. Nas regiões das Missões, norte, serrana e metropolitana, o sol pode aparecer durante o dia, mas há previsão de pancadas de chuva, principalmente à noite, com um alerta para possíveis temporais na região das Missões. Enquanto isso, em Santa Catarina, o tempo permanece firme, com um dia de muito calor devido ao aquecimento pré-frontal. No Paraná, não são esperadas chuvas, sendo previsto um dia de muito calor ao longo do dia.


Domingo (28): As condições meteorológicas continuam instáveis no estado devido à circulação da alta pressão após a passagem da frente fria. Destaca-se também a circulação da baixa pressão no Paraguai, que contribui para a intensificação das chuvas na região. No Rio Grande do Sul, espera-se muita nebulosidade em todas as regiões, com chuvas persistentes e poucas aberturas de sol. Um alerta é emitido para possíveis temporais em todas as regiões do estado. Na faixa oeste, há previsão de pancadas de chuva à tarde, enquanto na campanha e no sul do estado, o tempo tende a ficar firme, sem chuvas. Em Santa Catarina e no sudoeste e leste do Paraná, o sol deve predominar na maior parte do dia, mas são esperadas pancadas de chuva à tarde.



Segunda (29): O tempo permanece instável em diversas regiões do Sul do Brasil. Prevê-se muita nebulosidade, chuvas e poucas aberturas de sol na faixa sul, campanha, oeste, vales, central, missões, metropolitana e serrana do Rio Grande do Sul. No entanto, na faixa norte, em Santa Catarina e no sul do Paraná, o sol pode aparecer ao longo do dia, mas há previsão de pancadas de chuva à tarde, com temperaturas elevadas nessas regiões.


Terça-feira (30): Uma nova frente fria se aproxima do Rio Grande do Sul, trazendo consigo mais instabilidade. Na faixa oeste, campanha, sul, central e metropolitana do estado, espera-se muita nebulosidade, chuvas e poucas aberturas de sol, com um alerta para possíveis temporais nessas áreas. Nas regiões das Missões e norte do estado, o sol pode aparecer ao longo do dia, mas são esperadas pancadas de chuva à tarde. Em Santa Catarina, o sol pode aparecer durante o dia, mas há previsão de pancadas de chuva na faixa central e leste do estado. No Paraná, o sol deve predominar ao longo do dia, sem previsão de chuvas.


TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Texto publicado originalmente em

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.