Agroindústrias do RS poderão comercializar para outros estados

Medida divulgada pelo MInistério da Agricultura afeta produtos de origem animal e tem validade por 90 dias
Gustavo Paes
- Especial para Rural News
Publicado em 17/05/2024

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) publicou, na última quarta-feira, a Portaria SDA/Mapa 1.114/2024 que autoriza, em caráter excepcional por 90 dias, a comercialização interestadual de produtos de origem animal de agroindústrias gaúchas não integrantes do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-Poa) registrados em Serviços de Inspeção estadual ou municipal.

A medida federal está em linha com a flexibilização adotada pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi). A pasta publicou a Instrução Normativa 11/2024, de 9 de maio, que autorizou a comercialização intermunicipal de produtos de origem animal provenientes de agroindústrias.
A Instrução Normativa 11/2024, de 9 de maio autorizou a comercialização
A Instrução Normativa 11/2024, de 9 de maio autorizou a comercialização



“É uma medida emergencial importante do ponto de vista econômico, principalmente nesse momento de calamidade pública que o Estado se encontra. Também demonstra o apoio de outros estados, que buscam ajudar o Rio Grande do Sul”, afirmou o secretário de Agricultura, Giovani Feltes.



A Superintendência Federal de Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Sul (SFA-RS) será a responsável por emitir a autorização de trânsito para as agroindústrias, com as devidas exigências de saúde animal aplicáveis para trânsito dos produtos.






Sobre o autor Gustavo Paes

Formado em Jornalismo pela Pucrs em 1988, Gustavo Paes trabalhou nos principais jornais da Região Sul. Especializado em agronegócio, atuou nas revistas A Granja, Agrinova, Máquinas e Inovações Agrícolas e Hidroponia. entre outras. Ainda trabalhou como assessor de imprensa no governo do Estado e na Assembleia Legislativa do RS, daAssociação Brasileira de Brangus e da Febrac.
TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nossos termos de privacidade e consentimento da nossa Política de Privacidade.