INÍCIO AGRICULTURA Soja

Soja volta a operar em alta na CBOT nesta quarta-feira

Os preços da soja operam em alta nos futuros de Chicago nesta manhã de quarta-feira feira – mais 10 cents, a U$ 13,63/setembro
Camilo Motter
- Especial para Rural News
Publicado em 09/08/2023

Os preços da soja operam em alta nos futuros de Chicago nesta manhã de quarta-feira – mais 10 cents, a U$ 13,63/setembro. Ontem, depois de operar boa parte do dia no campo negativo, os preços mudaram de direção e fecharam em alta de 4 a 5 cents nos principais vencimentos. A movimentação positiva é centrada em fatores técnicos, uma vez que, depois das recentes quedas de preço, os investidores buscam reabastecer suas carteiras frente ao relatório de oferta e demanda de agosto, que será divulgado pelo USDA nesta sexta-feira.

Depois das recentes chuvas, as lavouras norte-americanas melhoraram de qualidade. De acordo com levantamento do USDA, as áreas tidas como boas/excelentes somam 54%, ante 52% da semana anterior. Enquanto isto, 90% já entraram em floração, ante 88% de um ano atrás. As áreas em formação de vagens perfazem 66%, contra 59% do mesmo ponto de 2022.

Neste relatório de oferta e demanda de agosto o USDA deve cortar a estimativa de produtividade das lavouras dos EUA em pelo menos uma saca por hectare. Isto representa um corte de 2,0MT na produção do país, que deve se situar, segundo projeção de analistas, em 115,3MT, ante 117,0 da estimativa do mês passado e 123,0MT das previsões iniciais. Os estoques norte-americanos e mundiais também devem sofrer cortes.

A China importou do Brasil, no período janeiro-julho deste ano 50,4MT de soja, aumento de 25% sobre as 40,4MT do mesmo período do ano passado. Os dados são da SECEX. A Espanha vem num distante segundo lugar, com 2,4MT.

Mercado interno volta a viver a expectativa de retomada de preços melhores – diante da expectativa de novos cortes na produção dos EUA. O ritmo de negócios segue lento, com produtores ainda recuados. Prêmios são negociados nos portos brasileiros, no mercado spot, na faixa 70/120 cents positivos; para setembro, entre 110/130.

As Indicações de compra são apontadas entre R$ 138,00/140,00 no oeste do estado e na faixa de R$ 148,00/151,00 em Paranaguá – dependendo do prazo de pagamento e, no interior, também do local e do prazo de embarque.

Sobre o autor Camilo Motter

Possui graduação em Jornalismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos(1981), graduação em Economia pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Cascavel(1985), especialização em Teoria Econômica pela Universidade Federal do Paraná(1989) e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina(2001). Tem experiência na área de Economia. Atuando principalmente nos seguintes temas:Maximização da Renda, Informação, Comercialização. É diretor da Corretora Granoeste, de Cascavel/PR.
TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.