Quarta-feira deve ser ainda de muita chuva no Rio Grande do Sul

Com muitas nuvens se formando sobre o Estado, a frente fria e sua massa de ar frio vão se deslocar sobre o mar, indo em direção à costa de Santa Catarina

Publicado em 17/01/2024

O clima não deve mudar nesta quarta-feira, 17/01, no Rio Grande do Sul, segundo informações do Climatempo. A frente fria e sua massa de ar frio vão se deslocar sobre o mar, indo em direção à costa de Santa Catarina. Muitas nuvens cumulonimbus continuam se formando sobre o Rio Grande do Sul, mas também sobre parte de Santa Catarina.

A alta pressão atmosférica que entrou forte no Sudeste vai bloquear as áreas de instabilidade sobre os dois estados, mas a maior quantidade dessas nuvens e de chuva será sobre o Rio Grade do Sul.E as tempestades devem se intensificar, espalhando as nuvens carregadas sobre praticamente todas as regiões gaúchas. As áreas de instabilidade ficarão persistentes por muitas horas consecutivas provocando grandes volumes de chuva.
Os acumulados de chuva podem passar de 90 mm/dia no Centro, Vales e região metropolitana de Porto Alegre
Os acumulados de chuva podem passar de 90 mm/dia no Centro, Vales e região metropolitana de Porto Alegre

Apenas o extremo sul gaúcho, região do Chuí, de Santa Vitória do Palmar, ficará fora do alerta para temporais nesta quarta-feira, 17 de janeiro. Nesta região, o céu deve se manter nublado, mas espera-se apenas chuviscos. As demais regiões do Rio Grande do Sul, incluindo a Grande Porto Alegre, ficam na área de risco para transtornos devido à chuva volumosa. As rajadas de vento podem passar dos 80 km/h durante os temporais e pode haver queda de granizo.
A Grande Porto Alegre, região dos Vales, o Planalto, a Serra e o litoral central e norte do Rio Grande do Sul ainda poderão ter chuva forte durante a quinta-feira. A população deve ficar atenta, pois umalerta emitido pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul afirma que há ainda risco de transtornos e grandes volumes de chuva nas próximas 48 horas.

Nesta quarta-feira, 17, os acumulados podem passar de 90 mm/dia no Centro, Vales e região metropolitana de Porto Alegre. Nas demais regiões do estado, os acumulados variam entre 35 e 75 mm/dia.
Na quinta-feira (18), os acumulados devem variar entre 45 e 65 mm/dia, podendo passar destes limites pontualmente.

No final deste evento de instabilidade, o volume de chuva dos dias 16 e 17 de janeiro de 2024 deve variar entre 80 e 120 mm sobre a maioria das áreas da Campanha, Sul, Sudeste, Centro, Vales, Grande Porto Alegre e Nordeste do Rio Grande do Sul.

Porém, em alguns locais da Campanha, Sul, Sudeste, Centro, Vales e Grande Porto Alegre, o total acumulado pode passar dos 150 mm. É alto o risco de queda de granizo e fortes rajadas de vento.
Há previsão de ventania de temporais no RS em 16/01/2024 e até 1 hora de 17/01/2024, segundo informações do Climatempo. As maiores rajadas de vento no RS devem acontece até 1h de 17/1/24
TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.