INÍCIO AGRICULTURA Ovinocultura

Fenovinos levará 478 exemplares para as pistas de Santa Margarida do Sul

Feira será realizada de 1º a 5 de maio, no Parque Municipal de Eventos Olympio Bicca Estrazulas

A 36ª Feira Nacional Rotativa de Ovinos (Fenovinos) contará com a participação de 478 animais de 14 diferentes raças e cinco delas com suas variedades Naturalmente Coloridas. Os números foram fechados pela Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) que, juntamente com a associação de criadores promove o evento, que ocorre de 1º a 5 de maio, em Santa Margarida do Sul (RS).

A expectativa é de um grande desfile de genética. Participam da Fenovinos as raças Merino Australiano, Dohne Merino, Ideal, Corriedale, Romney Marsh, Hampshire Down, Texel, Ile de France, Suffolk, Lacaune, Poll Dorset, Crioula, White Dorper e as Naturalmente Coloridas das raças Corriedale Romney Marsh, Hampshire Down, Texel e Ile de France.
36ª Fenovinos teve 478 exemplares inscritos
36ª Fenovinos teve 478 exemplares inscritos

Os organizadores planejam nove atrações especiais para os dias da Fenovinos, que incluem também a 5ª Festa da Cordeira e o 4º Cordeiraço da Canção Nativa, Cordeiraço Mirim e Cordeiraço na Brasa.

A Fenovinos ainda receberá a 12ª Nacional do Hampshire DownO local que receberá a feira é o Parque Municipal de Eventos Olympio Bicca Estrazulas. Com área total de cinco hectares, serão destinados dois hectares inteiramente para os ovinos, com quatro pistas de julgamentos simultâneos e área de exposição. Também haverá um camping e espaço para shows.

O presidente da Arco, Edemundo Gressler, avalia que há um grande entusiasmo para a feira, que contará com 421 animais à galpão e 17 trios de rústicos. “É uma exposição que veio justamente a dar essa amplitude, contemplando o grande fundamento da Fenovinos, que é de fomentar e incentivar a ovinocultura nestes municípios”, disse.

O dirigente acrescenta que a feira é itinerante e leva aos municípios toda essa representatividade das raças, principalmente mostrando todas elas e seus potenciais genéticos do que está sendo feito diariamente pelos produtores rurais na seleção dos seus animais. “Esta Fenovinos está exatamente dentro desse espírito, com essas características, com uma presença muito significativa”, avalia.

Gressler reforça também que, há uma boa expectativa comercial, além de ser uma vitrine antecipada para o que vem pela frente na Expointer 2024. “Me atrevo a dizer que 80% de todo o material que será apresentado serão de animais que irão participar da Expointer. A Fenovinos, tradicionalmente, é uma exposição que já é o passaporte daqueles animais Grandes Campeões e Reservados, de animais premiados, que já terão olhos para a Expointer, com possíveis candidatos a campeonatos em Esteio”, destaca.

Ele enfatiza também o grande envolvimento da comunidade, associações e do poder público não só de Santa Margarida do Sul, mas também da vizinha São Gabriel, na organização da Fenovinos. “Todos estão envolvidos com a organização desta bela feira, onde temos a certeza de que ela irá cumprir, e muito bem, todas as características que compõem a estrutura e a organização das Fenovinos. Estamos praticamente já nos momentos finais de organização com o pessoal muito entusiasmado”, frisa.




36ª Fenovinos teve 478 exemplares inscritos

TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nossos termos de privacidade e consentimento da nossa Política de Privacidade.