Mercado do boi gordo vai encerrando abril com preços firmes

É uma recuperação importante na pecuária bovina de corte, com expectativa no segundo semestre de maior volume de animais em comercialização e preço firmes
Fabiano Reis
- Especial para Rural News
Publicado em 26/04/2024

A semana encerrou com, não raros, valores acima da referência em diversos estados brasileiros, como Rondônia, Mato Grosso do Sul, São Paulo e norte do Paraná. Nas demais praças produtoras há estabilidade de preços e, em comum, todas elas têm a estratégia do pecuarista de retenção de animais nos pastos e vendas a conta-gotas.

A estratégia, com suporte nas pastagens, tem conseguido segurar a evolução das escalas de abate e, até reduzir, em alguns casos, os dias garantidos de trabalho industrial. É uma recuperação importante na pecuária bovina de corte, com expectativa no segundo semestre de maior volume de animais em comercialização e preço firmes, talvez, elevações.
Os custos de produção para engorda e terminação no segundo semestre seguem sendo atraentes para o produtor rural
Os custos de produção para engorda e terminação no segundo semestre seguem sendo atraentes para o produtor rural

Os custos de produção para engorda e terminação no segundo semestre seguem sendo atraentes para o produtor rural, para atividades de confinamento e boitel. Enquanto isso, o mercado futuro segue apontando para um mercado promissor ainda em 2024. Não se trata de um cenário de altas “explosivas”, mas uma recuperação importante para parte dos operadores de mercado.

Ponto de atenção. Foi identificado casos de gripe aviária em bovinos leiteiros nos estados de Idaho, Kansas, Michigan, Novo México, Carolina do Norte, Ohio, Dakota do Sul e Texas, nos Estados Unidos. Os norte-americanos confirmaram que a principal forma de contaminação e na amamentação animal, mas o vírus se propaga de animal para animal, também. Diante da situação, a Colômbia restringiu, temporariamente, a importação de carne bovina e produtos derivados de carne provenientes dos estados citados.

Sobre o autor Fabiano Reis

Fabiano Reis é jornalista econômico, especialista em Marketing rural e mestre em Produção e Gestão Agroindustrial. Editor de economia e agricultura do Canal do Boi, onde apresenta o programa AgriculturaBR. É colunista econômico em diversos veículos de imprensa. Professor universitário nos cursos de Administração e Comunicação Social. Palestrante nas áreas de comunicação e agronegócio; Apresentador de eventos e feiras. Publicou os livros Reflexos sobre o nada nos mares do Pantanal, Life Editora, 2011 (livro poesias); A interação da pecuária brasileira, Nelore MS, 2012; Nelore: mostra a força de uma raça, Nelore MS, 2010; O perfil do comércio varejista de carne bovina de Campo Grande-MS, dissertação de mestrado, UNIDERP, 2005; Redação e revisão do livro Organização e Valor para Comércio Varejista de Carne, SEBRAE, 2004.
TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nossos termos de privacidade e consentimento da nossa Política de Privacidade.