Costa Norte Brasileira com chuva em destaque na 2ª quinzena

Nos últimos dias, as precipitações atingiram níveis notáveis em várias localidades ao longo da costa norte.

A segunda quinzena de abril marcou a costa norte brasileira com um fenômeno característico: chuvas abundantes. Durante essa época do ano, a migração da Zona de Convergência Intertropical sobre as regiões norte e nordeste do Brasil intensifica a atividade de chuvas. Nos últimos dias, as precipitações atingiram níveis notáveis em várias localidades ao longo da costa norte.



Chuva intensa



Os últimos 10 dias testemunharam uma série de chuvas generosas em toda a região. Cidades como Morada Nova, no Ceará, tiveram registros com até 200mm de chuva, enquanto Patu, no Rio Grande do Norte, registrou 109mm. Tinguis, no Piauí, Chapadinha, no Maranhão, Belém, no Pará, e Serra do Navio, no Amapá, também foram impactadas, com acumulados de chuva significativas, ultrapassando os 180mm em muitos casos.



Previsão para o fechamento de Abril



O fechamento de abril está previsto para continuar com essa tendência chuvosa. As regiões do Amapá, Pará, Maranhão, norte do Piauí, costa do Ceará e costa do Rio Grande do Norte estão sob o foco das precipitações mais intensas. No Amapá, por exemplo, espera-se que as chuvas excedam os 150mm até o final do mês, destacando a persistência dessas condições. Para outras áreas, os acumulados devem variar entre 60 e 80mm, com possibilidade de exceder esse valor em pontos específicos.



Para os residentes da costa norte brasileira, as chuvas intensas durante a segunda quinzena de abril são um evento anual conhecido. A persistência dessas condições tempo ressalta a resiliência e a capacidade de adaptação das comunidades locais diante dos desafios recorrentes. A cada ano, os moradores enfrentam esse padrão meteorológico familiar, reforçando a necessidade contínua de medidas de preparação e gestão de riscos para mitigar os impactos das chuvas intensas na região.


Acumulado de chuva para os próximos 6 dias.

TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Texto publicado originalmente em

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nossos termos de privacidade e consentimento da nossa Política de Privacidade.