Boi orgânico tem sobrepreço entre 5% a 10% para o pecuarista

Basicamente, carne bovina orgânica advém do animal que se alimenta primordialmente de pasto, protegido e fertilizado sem uso de insumos químicos, e com eventual suplementação feita com grãos não-transgênicos
Ronaldo Luiz
- Especial para Rural News
Publicado em 26/04/2024

Uma das atrações da Anuga Select Brazil, feira agroalimentar realizada recentemente - na segunda semana de abril -, na capital paulista, foi a carne bovina orgânica proveniente do rebanho certificado pela Associação Brasileira de Produtores Orgânicos (ABPO).


O custo de produção do boi orgânico é mais alto, mas tem sobrepreço entre 5% a 10%
O custo de produção do boi orgânico é mais alto, mas tem sobrepreço entre 5% a 10%

Criada em 2001 por nove pecuaristas da região do Pantanal sul-matogrossense, a entidade conta atualmente com 140 produtores, aproximadamente 200 fazendas, cerca de 450 mil cabeças, abate mensal próximo a 12 mil unidades e área certificada em torno de 1,4 milhão de hectares.

Basicamente, a carne bovina orgânica advém do boi que se alimenta primordialmente de pasto, protegido e fertilizado sem uso de insumos químicos, e com eventual suplementação feita com grãos não-transgênicos.

Silvio Balduino, gerente executivo da ABPO, diz que por estes diferenciais, o custo de produção do boi orgânico, de fato, é mais alto, mas que o investimento compensa diante do sobrepreço entre 5% a 10% - acima do indicador Cepea/Esalq-USP - que é pago pela arroba do animal por parte dos abatedouros.

O dirigente conta que os principais clientes hoje do boi orgânico são marcas de varejo de carnes especiais. "Os grandes frigoríficos são nossos parceiros como prestadores de serviço para o abate, mas não comercialmente no momento." Segundo Balduino, em maio a associação dará entrada no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) no processo de criação do Selo de Indicação Geográfica da Carne Orgânica do Pantanal.

Sobre o autor Ronaldo Luiz

Ronaldo Luiz é jornalista, com mais de 20 de trajetória no agronegócio. É editor dos Portais Uagro/DATAGRO, repórter especial da revista Plant Project, do site CenárioAgro e apresentador do talk show digital AgroPapo. É ainda colunista no Jornal Mato Grosso no Ar, distribuído para mais de 60 rádios de Mato Grosso, bem como do Portal RuralNews. Administra o grupo SouAgro no LinkedIn, que conta mais de 60 mil participantes. É proprietário da agência ComResultado - www.comresultado.com.br.
TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nossos termos de privacidade e consentimento da nossa Política de Privacidade.