INÍCIO AGRICULTURA Soja

Expectativa de cortes na produção e estoques dos EUA leva mercado a operar em alta nesta quinta-feira, 10/08

Em movimentação técnica, os negociadores continuam reposicionando as carteiras para receber o relatório de oferta e demanda, que será apresentado pelo USDA nesta sexta-feira.
Camilo Motter
- Especial para Rural News
Publicado em 10/08/2023

Os preços da soja operam em alta de 7 cents, a U$ 13,62/setembro, neste momento, manhã de quarta-feira. Em movimentação técnica, os negociadores continuam reposicionando as carteiras para receber o relatório de oferta e demanda, que será apresentado pelo USDA nesta sexta-feira.

Depois do recuo deste início de mês, em razão das melhores chuvas na maioria das regiões de cultivo norte-americanas, os preços veem nas expectativas de cortes na produção e nos estoques dos EUA alguma razão para reagir.

Neste relatório, o USDA deve promover um tão aguardado corte na estimativa de produtividade das lavouras dos EUA, que deverá ser de pelo menos uma saca por hectare – caindo para 57,3 scs/ha. Isto representa uma redução de 2,0MT na produção do país, que tende a se situar, segundo projeção de analistas, em 115,3MT, ante 117,0 da estimativa do mês passado e 123,0MT das previsões iniciais. Os estoques norte-americanos e mundiais também devem sofrer cortes.

As exportações brasileiras de soja devem fechar agosto com alfo como 8,5MT, ante 5,1MT do mesmo mês do ano passado. O volume embarcado na primeira semana fechou em 1,43MT. No acumulado da temporada, iniciada em primeiro de fevereiro, o volume alcança 73,4MT, ante 59,3MT do mesmo intervalo do ciclo passado. As exportações do ano estão estimadas em 97,0MT, cerca de 25,0MT a mais do que na última estação.

A CONAB acaba de divulgar o 11° levantamento de safra desta temporada, estimando a colheita de soja em 154,8MT, corte de mais de 1,0MT em relação às 155,6MT previstas no mês passado. Na safra anterior foram produzidas 125,6MT.

Mercado interno volta a viver a expectativa de retomada de preços melhores – diante da expectativa de novos cortes na produção dos EUA. Câmbio, porém, joga na contramão. O ritmo de negócios segue lento, com produtores ainda recuados. Prêmios são negociados nos portos brasileiros, no mercado spot, na faixa 75/120 cents positivos; para setembro, entre 110/130.

As Indicações de compra são apontadas entre R$ 138,00/140,00 no oeste do estado e na faixa de R$ 148,00/151,00 em Paranaguá – dependendo do prazo de pagamento e, no interior, também do local e do prazo de embarque.

Sobre o autor Camilo Motter

Possui graduação em Jornalismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos(1981), graduação em Economia pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Cascavel(1985), especialização em Teoria Econômica pela Universidade Federal do Paraná(1989) e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina(2001). Tem experiência na área de Economia. Atuando principalmente nos seguintes temas:Maximização da Renda, Informação, Comercialização. É diretor da Corretora Granoeste, de Cascavel/PR.
TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.