INÍCIO AGRICULTURA Geral

Soja inicia semana ancorada por boas perspectivas para safra, demanda chinesa e retração do petróleo

Boa demanda pelo produto norte-americano e expectativa positiva com o fim do feriado do novo ano chinês deixam os operadores mais animados com o consumo.

A Bolsa de Chicago (CBOT) iniciou a manhã de segunda-feira, 30/01, registrando sólidos ganhos no preço da soja, mais 20 cents, a U$ 15,30/março – firmando-se com desenvoltura acima da importante marca de U$ 15,00 por bushel.

Boa demanda pelo produto norte-americano e expectativa positiva com o fim do feriado prolongado pelas comemorações do novo ano chinês deixam os operadores mais animados com o consumo, destaca o analista de mercado Camilo Motter da Corretora Granoeste, de Cascavel/PR. Além disto, a oferta global tende a ficar menor com a gravidade das perdas na Argentina. Apesar das recentes chuvas, as estimativas de produção devem cair para níveis abaixo de 40,0MT, ante 45,5MT previstas no último levantamento do USDA e 50,0MT estimadas no começo do plantio.

Depois das recentes chuvas, as previsões apontam para o retorno do tempo mais seco sobre extensas áreas da Argentina e do Sul do Brasil, notadamente no RS.

Como fatores limitantes, Camilo salienta que o mercado observa a evolução e início da colheita da safra brasileira, que caminha dentro de certa normalidade, com poucos percalços, devendo alcançar 150,0MT. A retração dos preços do petróleo e o monitoramento sobre a demanda chinesa completam o quadro.

A colheita da safra brasileira de soja chega a 4,4%, ante 11,3% do mesmo ponto do ano passado e 6,2% de média. Os dados fazem parte do levantamento semanal realizado pela consultoria Safras & Mercado. No MT, os trabalhos estão em 14% (31% da mesma data do ano anterior); PR e GO estão com 2% e SP e MS estão com 1%.

Motter destaca que com bons ganhos em Chicago, as indicações de compra no mercado doméstico pouco evoluem. Os prêmios vêm perdendo força já há algumas semanas e o câmbio está bastante acomodado; além disto, o preço dos fretes registra forte alta, o que poda o preço de interior. A retomada dos ganhos na CBOT mantém os produtores cautelosos, aumentando as apostas em preços mais atrativos no decorrer; porém, a entrada de safra sempre traz motivos para pressões mais assertivas sobre os preços. Prêmios no spot são indicados na faixa entre 45/55.

TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.