INÍCIO AGRICULTURA Geral

Chuvas no Meio Oeste pressionam preços da soja na CBOT

Chuvas mais consistentes em extensas áreas do Meio Oeste pressionam os preços na Bolsa de Chicago (CBOT). Nessa manhã de terça-feira, a posição julho cai 22 cents, a U$ 14,98. Já a posição novembro, principal referência para a comercialização norte-americana, cede 38 cents, negociada em U$ 12,85.

Embora o relatório do USDA, divulgado no fim da tarde de ontem, tenha atestado piora na qualidade das lavouras, o mercado perde força diante das melhores perspectivas climáticas para as áreas de cultivo mais castigadas. Analistas avaliam que os preços subiram entre U$ 1,50/2,00 por bushel ao longo de junho. Como prêmio climático, e fica sujeito a devoluções com o retorno das chuvas.

De acordo com o USDA, as áreas tidas como boas/excelentes somam 51%. Queda de 3 pontos (em linha com o esperado) no comparativo com a semana anterior, quando eram 54%. No mesmo ponto do ano passado, o índice era de 65%.

Chuvas irregulares afetam o plantio de trigo no estado de São Paulo

De acordo com o analista de mercado Camilo Motter, da Corretora Granoeste de Cascavel/PR na outra ponta, as lavouras consideradas ruins/péssimas perfazem 14%, ante 12% da semana anterior e 8% de um ano atrás.

Em relação ao estágio, o USDA informou que 10% das lavouras entraram em floração, ante 6% do mesmo ponto do ano passado e 9% de média histórica.

O Index, cujo valor 100 denota normalidade na evolução das lavouras, está em 95, ante 97 da semana passada e 101 da mesma data de 2022.

As exportações brasileiras de soja devem ficar próximas de 14,5MT neste mês de junho, de acordo com levantamento da consultoria Safras & Mercado. Fechando este mês, o volume despachado na temporada pode alcançar 65,7MT, ante 54,3MT do mesmo período do ano passado.

Mercado Doméstico

O mercado doméstico volta a perder ritmo diante das perdas externas. Câmbio e prêmios também não ajudam e limitam a formação do preço quando da transferência para o mercado interno. Além disso, produtores seguem atentos em relação à evolução da safra norte-americana; os principais estados têm indicativo de melhor retorno de chuvas. Os primeiros plantios começam a entrar na fase de floração.

Governo Federal anuncia Plano Safra 23/24 com recursos na ordem de R$ 364,22 bilhões

TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.