Agricultura de precisão – Que bicho é esse?

A agricultura 4.0 surge com a transformação digital no setor agrícola por meio da coleta massiva de dados para ajudar na tomada de decisão. Usa até satélite

 A agricultura de precisão foi um dos temas abordados no 3º Safra Agri Week e ansiosamente aguardado por muitos. Aglae Reis, expert de Safras & Mercado, fez uma explanação bem didática que superou as expectativas. Com uma linguagem simples, sem o costumeiro academicismo ou cientificismo, explicou que as primeiras ferramentas usadas no agro foram de natureza rudimentar. Nascia a agricultura 1.0. A agricultura 2,0 adveio com o sistema tecnificado dos anos 1950 a 1990. Na sequência, a agricultura 3.0 despontou com a monocultura entre 1990 a 2.015.
A agricultura 4.0 surge com a transformação digital no setor agrícola por meio da coleta massiva de dados para ajudar na tomada de decisão. Como? Por meio de máquinas com sensores embutidos, uso de imagens de satélites, aeronaves remotamente pilotadas, como drones, e mesmo sensores implantados nos animais e nas lavouras. O sistema possibilitou a coleta de inúmeros dados, como informações de solos, clima, características das plantas e dos animais, aplicação de insumos, colheita e produção. A transformação digital no campo rumo à agricultura sustentável e inteligente, entre outros aspectos.


Com a intenção de aperfeiçoar os resultados, diminuir os gastos e criar uma forma de produção mais sustentável e lucrativa, a agricultura de precisão nada mais é do que o uso de tecnologias avançadas e, apesar do que pode parecer, descomplicadas, especialmente desenvolvidas para o campo.


Essas tecnologias podem variar entre diversas finalidades conforme a necessidade, alcance, tipo de cultura e os resultados que se espera conquistar, sempre buscando tornar a produção mais eficaz e prática.


Com uma infinidade de propósitos e diferentes formas de uso, as tecnologias de agricultura de precisão são especialmente desenvolvidas por engenheiros e pesquisadores do campo se baseando em preparação de solo, plantio, cultivo e a utilização dos insumos básicos necessários para a produção (terra, água, fertilizantes, herbicidas e inseticidas) da maneira mais precisa, reduzindo os gastos e tornando o dia a dia no campo mais fácil.


Como a agricultura de precisão funciona?


Através da utilização dessas tecnologias o produtor consegue saber, com precisão, detalhes sobre sua propriedade que passam despercebidos nas medições manuais.


Um bom exemplo dessas soluções é o piloto automático. Por meio de uma antena instalada no teto do trator, o sistema de piloto automático recebe as coordenadas do GPS e guia de forma automática, seguindo com exatidão o trajeto definido no sistema.


Com essa precisão é possível evitar o pisoteio da cultura e garantir linhas com espaçamento ideal para cada cultura. Esse sistema também permite que o operador fique livre para acompanhar outros fatores da operação, como o desempenho do implemento.


Os pilotos automáticos, como o Autopilot da Trimble, oferecem eficiência, possibilitando precisão na operação mesmo à noite, aumentando suas possibilidades e otimizando seu tempo. Uma solução que é sinônimo de assertividade e economia.



TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.