INÍCIO AGRICULTURA Sociedade

Escolas ensinam mentiras sobre o agronegócio, afirma associação

Durante a Agrishow 2023, conversamos com Carolina Barreto, diretora da associação, que nos falou sobre os erros nos conteúdos e da militância política de professores nas escolas

Publicado em 11/05/2023

A Associação "De Olho no Material Escolar" é composta por um grupo de pais e trabalha para corrigir e atualizar informações erradas que constam nos livros didáticos das escolas brasileiras. Durante a Agrishow 2023, conversamos com Carolina Barreto, diretora da associação, que nos falou sobre os erros nos conteúdos e da militância política de professores nas escolas.

TRANSCRIÇÃO DO VÍDEO:

Olá amigos do Portal Rural News. Você já pensou o que o seu filho está aprendendo na escola? Todos os pais têm essa dúvida, não é? E eu estou aqui com a Carolina Barreto, que é diretora de comunicação do projeto “De olho no Material Escolar”. Carolina, de olho no material escolar para buscar informações no agro. Informações que às vezes não estão sendo repassadas corretamente. Como que surgiu a associação? CAROLINA - Às vezes não. Não estão sendo repassadas corretamente. A associação surgiu em meados de 2020, justamente pelo incômodo de alguns pais e mães de verem que o agronegócio não estava sendo retratado com fidelidade no material das nossas crianças. E aí esse incômodo foi conectando outras famílias que conectaram outras famílias e, de repente, virou um movimento nacional. E aí a necessidade de formalizar esse movimento e transformar isso numa associação.

HISTÓRIA DA ENTIDADE

Quando que foi isso, Carolina? CAROLINA - A constituição da associação foi em junho de 21. Mas o movimento começou lá pra 18 19 e em 2020 se intensificou.

E na prática, o que a associação começou a fazer para mudar esse cenário?

CAROLINA - A gente fez a primeira conversa junto ao governo federal, Ministério da Educação, através da Frente Parlamentar da Agricultura, pra entender o porque que isso acontecia. E a resposta do governo foi se tá errado, qual é o certo? Então a associação contratou a FIA, que é a Federação de Administração da FEIA, da USP, para contrapor com fatos científicos tudo o que a gente identificou no material que estava errado ou que não tinha fonte atualizada. Eram recortes de jornal, por exemplo, de 1945, por exemplo, ou uma campanha do Greenpeace. Mas não tinha ali uma fonte científica, uma Embrapa ou uma universidade como fonte, né? Então a gente conseguiu devolver isso pra sociedade civil. E mostrou que 60% do encontrado no material didático hoje para ensino Fundamental um e dois ensino médio não tem fonte científica atualizada. Interessante... E pra buscar se essa informação... A informação correta, vocês buscaram daí entidades universidades. Como que foi? CAROLINA - Exatamente? A gente fez algumas parcerias, como as que USP, por exemplo, com a própria Embrapa, né? Pra gente poder abastecer as editoras que produzem esse material com informações atualizadas. A Embrapa tem um estudo de avanço do agronegócio nas últimas cinco décadas. Então tudo o que aconteceu em termos de tecnologia e inovação nos últimos 50 anos no agro e isso não está retratado no material. Então a gente constrói essa ponte entre o setor educacional e o agronegócio através de um trabalho de relação, de uma consultoria com as editoras que produzem esse material.

O PROJETO NA PRÁTICA

CAROLINA - Muito bem e que a gente viu na Agrishow. E isso sendo colocado em prática, alunos visitando a feira e conhecendo o agro... CAROLINA – Exatamente. Aqui nós estamos com o projeto “vivenciando A Prática” que é trazer escolas no município de Ribeirão e do entorno pra conhecer exatamente ao vivo e a cores o que está acontecendo no agronegócio hoje. Foram aproximadamente 3000 crianças. Estão sendo no fórum que vão visitar a feira e desde ontem até sexta feira pra conhecer o agronegócio de verdade, conhecer de agricultura, de pecuária, de tecnologia, de inovação, de cooperativismo, de educação financeira, enfim, um pouco um apanhado geral do nosso setor pra que esses alunos possam formar uma opinião própria, né? Nem baseado no que está no livro e nem baseado em achismo em internet eles vão vivenciar a experiência física sensorial aqui na feira. E no fim das contas, a associação faz um trabalho de informação. Não seria, não seria uma parte ideológica querer impor algo sobre o agronegócio, simplesmente levar a informação real do segmento? CAROLINA - Exatamente. A informação atualizada e coerente com as práticas hoje. Porque a gente vem de um Brasil com herança de colonização. A gente tem uma história, né? Mas a gente não quer romantizar essa história. A história é fato e ela vem, ela fica no passado, né? Ao longo do tempo a gente vem construindo uma nova história para o Brasil produtivo. E é isso que a gente quer que as crianças aprendam em sala de aula. E também conversei então aqui com a Carolina Barreto, que ela é diretora da associação. De olho no material escolar, que faz um trabalho relevante, superimportante hoje para levar informações para as nossas crianças que estão aí no ensino fundamental e médio. Eu sou já é, Reinaldo. Estou aqui na Agrishow 2023 direto para o Portal Rural News.
TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.