INÍCIO AGRICULTURA Geral

PL prevê redução na conta de luz das propriedades rurais

redução na conta de luz das propriedades com agricultura familiar que utilizam energia de microgeradores solares

Publicado em 04/11/2022

Está sob análise do Senado o Projeto de Lei (PL) nº 2.458/2022, que prevê redução na conta de luz das propriedades com agricultura familiar que utilizam energia de microgeradores solares. A proposta é que o benefício seja estendido também para as unidades cujos titulares estejam inscritos no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal).

De acordo com a FASEP, o PL altera o marco regulatório da microgeração (Lei n° 14.300, de 2022) que foi aprovado no Congresso Nacional no início deste ano.

Entre outras medidas, o marco garante subsídios tarifários para os consumidores que investem na produção autônoma a partir de microgeradores e minigeradores de fontes renováveis.
Graças a esse benefício, hoje eles não pagam integralmente o custo pelo uso da rede de distribuição. O PL prevê expandir esse subsídio até 2045 para os agricultores familiares e participantes do CadÚnico, com energia solar fotovoltaica em suas propriedades.

Caso o projeto de lei seja aprovado, o não pagamento da rede de distribuição pelas categorias contempladas gerará despesas, que serão pagas por outros consumidores urbanos e rurais.
TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.