INÍCIO AGRICULTURA Edição 79

Turismo, IBGE e feira são assuntos de reunião

Nos dias 26 de outubro e 28 de novembro o Comder (Conselho de Desenvolvimento Rural de Cascavel) esteve reunido no Sindicato Rural de Cascavel. Durante os dois encontros, diversos assuntos foram discutidos. Entre eles: turismo rural, obras rurais, feira do produtor, Censo Agropecuário 2017 entre outros.

O secretário de Agricultura, Nei Hamilton Haveroth, fez uma avaliação sucinta dos trabalhos desenvolvidos pela Seagri no mês de outubro e informou que a Copel estará investindo R$ 2 bilhões para mudar a rede de energia elétrica para o sistema trifásico nas linhas mestres de energia na área rural do estado do Paraná. Desta forma o produtor terá mais segurança. Entre as novidades ele anunciou que Rio do Salto terá 1 quilometro de asfalto e 2 quilômetros de pedras irregulares para que mais tarde estes 2 km sejam finalizados com material Tratamento Superficial Triplo – TST, que é o tratamento superficial onde há aplicação de três camadas de ligante asfáltico e três aplicações de agregado mineral sucessivas e alternadas.
 Com relação às notificações realizadas pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária, o Secretário informou que os feirantes, que trabalham com produtos de origem animal, necessitam contratar um responsável técnico em veterinária. Este profissional será encarregado por zelar pela qualidade das empresas, fábricas, criatórios e demais atividades que criem, manipulem, prestem serviços ou comercializem produtos de origem animal ou destinado aos animais. Também ficou aprovada a distribuição de recursos da entidade para a Expovel, na casa dos R$ 40 mil.
Outro assunto debatido foi a audiência pública promovida pela Câmara Municipal sobre os defensivos agrícolas. Jovir Esser, do Deral, lembrou a fala do Promotor de Justiça, Ângelo Mazuchi que afirmou que Cascavel será uma cidade livre de alimentos com agrotóxicos. Muitos absurdos foram falados durante o evento, mas esse não foi o fato que mais impressionou os conselheiros. 
“Ficamos impressionados que os organizadores não chamaram nem as entidades que são do meio. Isso mostra que as intenções do grupo que organizou não é promover a mudança ou achar novos caminhos via consenso, mas sim impor”, disse Paulo Vallini, presidente do Comder.
Novembro
Na reunião de novembro, o principal assunto da reunião foi a apresentação do técnico do IBGE de Cascavel, Lucas Gresele, sobre o Censo Agro 2017, cujos dados ficaram prontos em outubro deste ano.
Ele apresentou diversos números e explicou um pouco sobre a metolodogia. Com relação aos produtores de Cascavel, vinculados a cooperativa  são 1.200 (37,26%), a entidade de classe/sindicato 1.298 (40,30%), a associação/movimento de produtores 39 (1,21%) e não associados são 1.125 (34,93%). 
“Apesar de representar 40,3%, menos da metade do número de estabelecimentos, eles dirigem 67,7% das áreas de estabelecimentos agropecuários de Cascavel. No Paraná, 41,8% dos produtores fazem parte de sindicato ou entidade de classe, e representam 59,7% da área dos estabelecimentos”, disse. 
Outro dado interessante foi o de ocupação. “Enquanto o pessoal ocupado sem parentesco com o produtor cresceu 37,18%, com parentesco com o produtor reduziu 41,47%. O total do pessoal ocupado diminuiu 32,78% (redução de 4.294 pessoas).

TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.