Maior drone do mundo vai pulverizar lavoura agrícola no Brasil

Os primeiros testes vão ocorrer em agosto em uma propriedade voltada à produção de grãos, no Mato Grosso.
Vandré Dubiela
- Da redação RuralNews
Publicado em 30/06/2024

Uma startup brasileira com sede em São José dos Campos (SP), a Psyche Aerospace, lidera uma nova era no agronegócio, ao desenvolver drones autônomos para pulverização de áreas agrícolas.

O maior drone de pulverização do mundo, batizado de Black Bird, inspirado no design do avião americano de reconhecimento militar, iniciará em agosto os testes em uma propriedade voltada à produção de grãos, no Mato Grosso.
Maior drone de pulverização do mundo, batizado de Black Bird, foi inspirado no design do avião americano de reconhecimento militar
Maior drone de pulverização do mundo, batizado de Black Bird, foi inspirado no design do avião americano de reconhecimento militar

Com capacidade de levar quase meio toneladas de defensivos, o voo autônomo é garantido pelo uso de IA (Inteligência Artificial), aliado à IoT (Internet das Coisas).

Contrariando os métodos tradicionais, caracterizados por aviões ou tratores com implementos acoplados pra pulverização, os drones da Psyche Aerospace apresentam um custo por hectare mais inferior aos métodos convencionais.

O maior drone em atividade no Brasil tem capacidade para 60 quilos. Isso mostra mais uma vez o gigantismo do Black Bird, capaz de transportar 400 quilos. O Harpia P-71, como é chamado, opera com motor híbrido de etanol e baterias, com capacidade para pulverizar até 40 hectares por hora e autonomia de 10 horas de voo.


COMENTÁRIOS

Sobre o autor Vandré Dubiela

Com mais de três décadas dedicadas ao jornalismo, iniciou a carreira no Jornal O Paraná, de Cascavel, passando pelas principais editorias. Conta com textos e fotografias publicados nos principais meios de comunicação nacional, entre os quais a Folha de São Paulo, Estado de S. Paulo, Gazeta do Povo e Revista Grid. Atuou ainda como produtor da TV Tarobá, afiliada da Band e como editor de portais de notícias. Também é autor do livro AREAC 50 anos – Pioneirismo na defesa e na valorização da agronomia paranaense. Nos últimos anos, se especializou em agronegócio, produzindo reportagens e artigos do gênero, inclusive trabalhos dedicados à OCEPAR (Organização das Cooperativas do Estado do Paraná).
TAGS:

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Ao continuar com o cadastro, você concorda com nossos termos de privacidade e consentimento da nossa Política de Privacidade.