INÍCIO AGRICULTURA Feiras

Negócios de R$ 10,9 bilhões na Bahia Farm Show mostram a força do Matopiba

A irrigação se mostra um recurso cada vez mais utilizado na região do Matopiba
Vandré Dubiela
- Da redação RuralNews
Publicado em 28/06/2024

A edição de 2024 da Bahia Farm Show, realizada em Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia, encerrou com um total de R$ 10,9 bilhões em negócios fechados. Esse resultado representa um aumento de 32,7% em relação a 2023, evidenciando o crescimento significativo desta importante região agrícola. Além da Bahia, os estados do Maranhão, Tocantins e Piauí compõem o Matopiba, uma área de grande expansão agrícola, especialmente no cultivo de grãos, iniciada na segunda metade dos anos 1980. Fatores como a topografia favorável, o baixo custo das terras e a adoção de tecnologias avançadas têm sido fundamentais para esse progresso no Cerrado, especialmente em áreas anteriormente subutilizadas como pastagens.

Nos últimos anos, a dinâmica na região mudou completamente. A alta demanda levou a uma valorização significativa das terras, fazendo com que os produtores locais se concentrem em melhorar a eficiência de suas propriedades existentes, ao invés de adquirir novas áreas. Entre as tecnologias que se destacaram nesse contexto, a irrigação por pivôs tem sido especialmente importante, auxiliando no desenvolvimento das lavouras, principalmente durante os períodos prolongados de calor intenso.
Resultado representa um aumento de 32,7% em relação a 2023; irrigação é um dos destaques
Resultado representa um aumento de 32,7% em relação a 2023; irrigação é um dos destaques

A irrigação é uma prática predominante no Matopiba. De acordo com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), o Cerrado representa 70,4% (1,35 milhões de hectares) da área total de pivôs centrais no Brasil. Essa alta concentração se deve à expansão da agricultura em regiões com maior déficit hídrico, à presença de grandes e médias propriedades, e à adequação desse sistema de irrigação para grandes áreas relativamente planas e para os tipos de solos predominantes na região.


Sobre o autor Vandré Dubiela

Com mais de três décadas dedicadas ao jornalismo, iniciou a carreira no Jornal O Paraná, de Cascavel, passando pelas principais editorias. Conta com textos e fotografias publicados nos principais meios de comunicação nacional, entre os quais a Folha de São Paulo, Estado de S. Paulo, Gazeta do Povo e Revista Grid. Atuou ainda como produtor da TV Tarobá, afiliada da Band e como editor de portais de notícias. Também é autor do livro AREAC 50 anos – Pioneirismo na defesa e na valorização da agronomia paranaense. Nos últimos anos, se especializou em agronegócio, produzindo reportagens e artigos do gênero, inclusive trabalhos dedicados à OCEPAR (Organização das Cooperativas do Estado do Paraná).
TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Ao continuar com o cadastro, você concorda com nossos termos de privacidade e consentimento da nossa Política de Privacidade.