Sucesso nos EUA, galinheiros móveis agora miram o agronegócio brasileiro

Método inovador e sustentável de criação de aves integra práticas agrícolas naturais
Vandré Dubiela
- Exclusivo Rural News
Publicado em 02/06/2024

Você já ouviu falar do Chicken Tractors, traduzindo para o português, Trator de Galinhas. Em um primeiro momento, pode até causar estranheza, mas essa novidade é sucesso nos Estados Unidos e em outros países, como Inglaterra, Austrália e Alemanha

Agora, todos os olhares estão voltados para implantar esse método em pequenas e médias propriedades inseridas no agronegócio brasileiro. Quem explica melhor sobre isso para o RURAL NEWS é o produtor brasileiro Wagner Krohling, imigrante brasileiro que acaba de conquistar o green card, em virtude do trabalho desempenhado com galinhas caipiras, em uma propriedade de 10 mil metros quadrados em Kissimmee, na Flórida, distante 15 minutos da Disney.
Galinheiro móvel sem piso, permite que as galinhas pastem em pastagens frescas enquanto estão contidas e protegidas de predadores
Galinheiro móvel sem piso, permite que as galinhas pastem em pastagens frescas enquanto estão contidas e protegidas de predadores

A criação de galinhas em galinheiros móveis é um método inovador e sustentável de criação de aves que integra práticas agrícolas naturais para melhorar a saúde do solo, o bem-estar animal e a qualidade dos alimentos. Um trator de galinhas, como é chamado nos Estados Unidos, é um galinheiro móvel sem piso, permitindo que as galinhas pastem em pastagens frescas enquanto estão contidas e protegidas de predadores. Este método não só beneficia o meio ambiente, mas também promove a saúde humana, melhora a qualidade dos alimentos e apoia o desenvolvimento de pequenas fazendas familiares locais.

Estruturas conhecidas como galinheiros móveis foram desenvolvidas para proporcionar abrigo e segurança às galinhas, permitindo-lhes acesso diário a pastagens frescas. Esses sistemas estão ganhando popularidade crescente na agricultura sustentável, tanto na Europa quanto nos Estados Unidos, e representam uma significativa oportunidade no mercado brasileiro. Eles têm o potencial de valorizar os produtos das pequenas propriedades agrícolas.

O movimento para banir os sistemas convencionais de gaiolas está ganhando força tanto na Europa quanto nos Estados Unidos. A União Europeia já implementou proibições a gaiolas de bateria, e vários estados dos EUA, incluindo Califórnia e Massachusetts, promulgaram legislação semelhante. Essas regulamentações refletem a crescente preocupação social com o bem-estar animal e uma mudança para práticas agrícolas mais éticas.

Wagner Krohling é brasileiro, natural de Vitória, ES, e se tornou agricultor nos Estados Unidos, começando uma pequena criação com apenas 12 galinhas na Flórida durante a pandemia em 2020. Wagner representa nos Estados Unidos um dos maiores fabricantes brasileiros de sistemas avícolas de grande porte e no Brasil foi recentemente nomeado como representante da australiana Chicken Caravan, empresa referência no setor.


Galinheiro móvel sem piso, permite que as galinhas pastem em pastagens frescas enquanto estão contidas e protegidas de predadores

Estruturas conhecidas como galinheiros móveis foram desenvolvidas para proporcionar abrigo e segurança às galinhas

Sobre o autor Vandré Dubiela

Com mais de três décadas dedicadas ao jornalismo, iniciou a carreira no Jornal O Paraná, de Cascavel, passando pelas principais editorias. Conta com textos e fotografias publicados nos principais meios de comunicação nacional, entre os quais a Folha de São Paulo, Estado de S. Paulo, Gazeta do Povo e Revista Grid. Atuou ainda como produtor da TV Tarobá, afiliada da Band e como editor de portais de notícias. Também é autor do livro AREAC 50 anos – Pioneirismo na defesa e na valorização da agronomia paranaense. Nos últimos anos, se especializou em agronegócio, produzindo reportagens e artigos do gênero, inclusive trabalhos dedicados à OCEPAR (Organização das Cooperativas do Estado do Paraná).
TAGS:
COMENTÁRIOS
“Interessante, como obter mais informações sobre o assunto ? ” - Autor: Alvaro Pereira de Moraes Filho

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Ao continuar com o cadastro, você concorda com nossos termos de privacidade e consentimento da nossa Política de Privacidade.