Julho começa do jeito que o inverno gosta

No primeiro dia do novo mês, alguns municípios do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul registraram geada

E julho começou com cara de inverno. Depois de alguns dias de calor fora de época, em plena estação mais fria do ano, finalmente, o frio bateu à porta. No primeiro dia do novo mês, alguns municípios do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul registraram geada.

O primeiro dia de julho vai começar ainda com destaque para a temperatura negativa entre Serra, Vale do Rio Grande do Sul, Planalto e Serra Catarinense. A condição de geada é alta para grande parte do Rio Grande do Sul, do interior de Santa Catarina e cidades mais ao sul do Paraná, incluindo as capitais Curitiba e Porto Alegre.

No decorrer da segunda não tem previsão de chuva para em uma área da região, mas a temperatura ainda vai continuar mais baixa. Começo de manhã, também marcado por formação de névoa/nevoeiro que pode prejudicar um pouco a visibilidade entre o Vale do Itajaí, no litoral norte catarinense e algumas cidades do litoral do Paraná.

A infiltração marítima deve provocar um tempo mais instável, ainda entre São Paulo, sul de Minas, Rio e o sul do Espírito Santo. A capital paulista, a cidade do Rio De Janeiro e a região de Vitória vão ter um começo de julho de tempo nublado e com sensação de frio; pode chover fraco, por vezes moderado em alguns momentos, o predomínio é de céu bem encoberto, não tem abertura de sol e isso vai dificultando a elevação de temperatura.

Algumas cidades do interior de São Paulo, que fazem divisa com sul de Minas, podem receber pancadas fortes nesse começo de semana. Em Belo Horizonte, o sol aparece entre nuvens e pode chover de uma maneira mais irregular. Tempo firme apenas no centro e norte mineiro, mas já com temperaturas até mais amenas.

A segunda-feira começou gelada ainda no Sul, interior de Mato Grosso do Sul, no sul de Mato Grosso e de Goiás. A segunda vai ser marcada até por uma grande amplitude térmica, principalmente no centro e norte de Mato Grosso. O dia pode começar com nevoeiro em Ponta Porã, a região de Sete Quedas e em Corumbá, o que pode prejudicar a visibilidade.

Formação também de nevoeiro para cidades do sudoeste de Mato Grosso. Não tem expectativa de chuva em Cuiabá, Brasília e Goiânia, mas Campo Grande ainda vai ter um dia com bastante entrada de umidade, o que deve colaborar para muitas nuvens e chuva fraca.

O tempo ainda vai seguir firme nesse primeiro dia do novo mês, entre o interior da Bahia, do Pernambuco, do Ceará, do Rio Grande do Norte, da Paraíba e boa parte do estado do Piauí. Teresina vai começar a semana com muito sol, com calor e tempo firme. Mas, devido à entrada de umidade que vem do mar, ainda pode chover fraco em Salvador, tem aumento de nuvens no decorrer de todo dia e essa infiltração marítima ainda mantém a condição para tempo mais instável no litoral sul baiano. Já São Luís pode receber algumas pancadas no final da segunda, com risco até mesmo de trovoadas.

A entrada do ar frio causa friagem nesta segunda entre o Acre e o estado de Rondônia, o amanhecer pode ser mais gelado em Rio Branco e Porto Velho, mas, o sol vai predominar e não tem expectativa de chuva. O tempo também segue firme em Palmas, mas com calor à tarde. Agora os estados do Amazonas, Roraima e até mesmo Amapá ainda vão seguir recebendo mais umidade, por isso tem condição para uma pancada de chuva forte durante essa segunda-feira, até com risco de temporal em Boa Vista.


COMENTÁRIOS
TAGS:

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Ao continuar com o cadastro, você concorda com nossos termos de privacidade e consentimento da nossa Política de Privacidade.