HOME | Notícias | Feijão

Brasil exporta 400 mil ton de feijão e bate recorde histórico

Feito histórico acontece no mesmo período em que os preços para o consumidor brasileiro se mantiveram entre os mais baixos dos últimos cinco anos

Foto do autor Redação RuralNews
27/05/2025 |

O Brasil acaba de bater recorde histório na exportação de feijões. Segundo o IBRAFE(Instituto Brasileiro de Feijão e Pulses), entre maio de 2024 e abril de 2025, foram exportadas mais de 400 mil toneladas do produto, com um faturamento superior a R$ 2 bilhões.

"Esse feito histórico ocorreu no mesmo período em que os preços para o consumidor brasileiro se mantiveram entre os mais baixos dos últimos cinco anos, demonstrandomaturidade e equilíbrio entre mercado interno e externo", comemora a entidade.

Segundo o IBRAFE, exportando o excedente, o país cumpre a missão maior do setor: manter o feeijão, o alimento número 1 da cesta básica, acessível a todos os 200 milhões de brasileiros e, ao mesmo tempo, contribuir decisivamente para a segurança alimentar global.

Essa recorde só pode ser conquistado graças a um trabalho iniciado em 2005 pelo IBRAFE, que começou a articular um trabalho estruturado para transformar o Brasil no maior e melhor exportador de Feijões do mundo, apostando em sustentabilidade e alta tecnologia. Naquele período, começaram as visitas técnicas a centros de pesquisa como Embrapa, IAC e o então IAPAR (hoje IDR-Paraná), com o objetivo de aproximar ciência, produção e mercado, formando uma cadeia mais integrada e eficiente.

Com o passar dos anos a comunicação e o compartilhamento de conhecimento no setor aumentou. Técnicos, agrônomos, produtores, empacotadores e exportadores passaram a trocar informações, fortalecendo a propagação do conhecimento técnico e favorecendo tomadas de decisão comerciais mais seguras.

Todo esse progresso só foi possível graças ao empenho contínuo de instituições como o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Ministério das Relações Exteriores (MRE), Ministério doDesenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e os adidos agrícolas brasileiros, que têm construído pontes estratégicas com mercados internacionais.

Nos últimos três anos, a expertise da ApexBrasil foi incorporada de forma decisiva, trazendo inteligência comercial, planejamento e ações de posicionamento global. Além disso, os próprios exportadores, por meio do projeto Brazil Superfoods, criaram uma nova etapa para o setor: a promoção internacional, mostrando ao mundo não apenas os grãos, mas a capacidade do Brasil deproduzir com excelência, sustentabilidade e regularidade.

Mercado chinês

O IBRAFE ainda ressalta que há um mercado ainda não explorado pelo feijão brasileiro. "Não temos a China ainda aberta para os nossos feijões. Ou seja, essas 400 mil toneladas exportadas foram conquistadas sem acesso ao maior importador mundial", afirma a entidade, o que revela um potencial ainda maior para os próximos anos.

Até recentemente, estimava-se que o Brasil alcançaria 500 mil toneladas exportadas de Feijões até 2027 ou 2028. Com o desempenho atual, essa meta poderá ser atingida antes, resultado direto de investimentos em pesquisa, evolução genética, mecanização, qualidade de sementes, adoção de produtos biológicos e inteligência de mercado.

TAGS: #Feijão # Ibrafe
# Exportação # Mercado externo
...
Editor RuralNews
Vamos deixar essa matéria mais interessante com seu ponto de vista? Faça um comentário e enriqueça esse conteúdo...

O portal RuralNews é uma iniciativa que leva diariamente informações, novas tecnologias e as novidades do agronegócio do Brasil para o produtor rural e toda a cadeia produtiva do segmento. Reportagens, cotações diárias, vídeos, podcasts, artigos e muito mais!

São Paulo/SP | Ribeirão Preto/SP | Porto Alegre/RS | Cascavel/PR | Rio Verde/GO | Campo Grande/MS

© 2024 Newmídia Comunicação, Todos os direitos reservados.

Design por Lápis Digital


ATENÇÃO! Esse site usa cookies - Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento e a nossa Política de Privacidade.