Safra 24/25 tem exportações recordes de algodão com 2,82 milhões de toneladas embarcadas
A safra 24/25 tem exportações recordes de algodão, segundo dados da Secex analisados pelo Cepea. De agosto de 2024 até a quarta semana de julho de 2025, o Brasil embarcou 2,82 milhões de toneladas. O volume é 5% maior que o registrado na temporada anterior, que somou 2,68 milhões de toneladas e, até então, era o maior da série histórica.
No mercado interno, os preços do algodão em pluma seguem instáveis. Levantamentos do Cepea mostram que há uma disputa entre vendedores e indústrias. Alguns produtores estão mais flexíveis quanto aos preços, mas as ofertas industriais continuam em patamares mais baixos.
Além disso, há dificuldade na aprovação dos lotes disponíveis, o que também reduz a liquidez. De acordo com o Cepea, o atraso na colheita e no beneficiamento da safra 2024/25 leva muitos agentes a priorizar o cumprimento dos contratos a termo. Grande parte desses acordos foi fechada a preços mais atrativos do que os vigentes no mercado spot.
Com esse cenário externo aquecido, a safra 24/25 tem exportações recordes que reforçam a competitividade do algodão brasileiro no mercado internacional.