Dados tema: 19
HOME | Notícias | Preços

Custos de produção do agro são analisados pela CNA

CNA analisa custos de produção de grãos, leite, ovos e cana em quatro estados com dados do projeto Campo Futuro

Custos de produção do agro são analisados pela CNA

Painéis do projeto Campo Futuro da CNA avaliam custos de produção em diferentes culturas pelo Brasil. Foto: CNA/divulgação

Foto do autor Redação RuralNews
28/07/2025 |

Nesta semana, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realizou os painéis do projeto Campo Futuro para analisar os custos de produção de grãos, leite, ovos e cana-de-açúcar em quatro estados brasileiros. Além disso, o levantamento envolveu produtores, técnicos e representantes de sindicatos e federações estaduais.

Grãos

Publicidade
Alexa
Publicidade
Banner publicitário

No Mato Grosso do Sul, em Maracaju, a soja rendeu em média 66 sacas por hectare, enquanto o milho da segunda safra alcançou 120 sacas. Já em Luís Eduardo Magalhães, Bahia, a soja produziu 68 sacas por hectare mesmo com a estiagem e os danos causados pela mosca branca. O milho verão também apresentou bom desempenho, com média de 170 sacas por hectare. Além disso, o sorgo manteve a produtividade em 80 sacas, e o milheto, nova alternativa na segunda safra, chegou a 25 sacas por hectare. Contudo, o manejo mais tecnificado do sorgo elevou os custos em cerca de 20%.

Leite

Em Itaperuna, Rio de Janeiro, uma propriedade com 23 vacas Girolando, das quais 15 estão em lactação, produz 150 litros de leite por dia. A atividade leiteira responde por 84% do faturamento da propriedade, enquanto a venda de animais representa os 16% restantes. No custo operacional efetivo (COE), a alimentação do rebanho responde por 43%, seguida da mão de obra com 30% e das despesas administrativas com 13%.

Ovos

A produção de ovos foi avaliada em Bastos, São Paulo, numa granja que cria e recria galinhas para produção no sistema californiano. A granja aloja 300 mil aves por ano, divididas em cinco lotes, com produção anual de 240 mil caixas com 30 dúzias. A ração é o principal custo, representando cerca de 60% do COE.

Cana

Em São Manuel, São Paulo, a análise considerou uma propriedade de 100 hectares com cinco cortes por safra. A produtividade estimada para 2025/2026 é de 80 toneladas por hectare, com 135 quilos de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR) por tonelada. O plantio ocorre de forma manual. A receita cobre os custos operacionais efetivos e totais, mas há prejuízo quando se inclui a remuneração do capital e da terra. Insumos e maquinário representam 41% e 40% do custo total, respectivamente, com fertilizantes (42%) e corretivos (19%) como os maiores gastos entre insumos.

TAGS: #Custos de produção # Leite
# CNA # Campo Futuro
...
Editor RuralNews
Vamos deixar essa matéria mais interessante com seu ponto de vista? Faça um comentário e enriqueça esse conteúdo...

Publicidade
Aspirador Robô
Publicidade
Ferramentas jardinagem2
Publicidade
Banner publicitário