Publicidade
Soja 29-10-2024 | 11:40:00

Danone anuncia boicote à soja brasileira e revolta Aprosoja

Segundo a entidade, a informação de que a multinacional Danone está deixando de adquirir a soja brasileira para formulação de seus produtos é um ato discriminatório contra o Brasil e uma demonstração de desconhecimento ao processo produtivo no país


Por: Redação RuralNews


A informação do boicote veio do diretor de Finanças e Tecnologia de dados da Danone, Juergen Esser, da matriz na França para a agência de notícias Reuters na última quinta-feira. Ele informou que a Danone está substituindo o Brasil pela Ásia, mas não deu informações de quais países.
Como era de se esperar, a notícia está repercutindo na classe produtiva brasileira, pois a empresa, que tem um faturamento anual na casa de cerca de US$ 30 bilhões anuais, adquire produtos processados de soja em torno de 262 mil toneladas para suas criações e 53 mil toneladas para produção de leite e iogurtes de soja.
Em nota oficial, a entidade afirma ainda que é passível de reclamação por parte do governo brasileiro nas instâncias que regulam o comércio mundial, pelo seu caráter punitivo, discriminatório e coercitivo. "O boicote adotado pela multinacional francesa Danone já traz prejuízos para o Brasil e para os brasileiros", afirma a Aprosoja.
Jurgen Esser, diretor de Finanças e Tecnologia de dados da Danone, afirmou à Reuters que empresa está substituindo o Brasil pela Ásia
Jurgen Esser, diretor de Finanças e Tecnologia de dados da Danone, afirmou à Reuters que empresa está substituindo o Brasil pela Ásia



A ação da Danone está pautada na coerção da lei pela previsão de multa na hipótese de descumprimento da legislação que ainda nem entrou em vigor, pois depende de aprovação no Parlamento Europeu, que deve prorrogar sua vigência por um ano. No entendimento da Aprosoja Brasil, já existem elementos suficientes para que o Brasil lance mão de medidas de compensação, uma vez que há prejuízos aos produtores brasileiros e suas cadeias produtivas, com impactos concretos ao comércio internacional brasileiro. Neste caso, a primeira medida seria o Governo Brasileiro notificar a União Europeia para que adequasse a sua legislação.
O segundo passo, segundo a nota oficial, caso o pleito não seja atendido, seria listar os valores que a Europa teria de devolver ao Brasil em função dos prejuízos causados pela sua legislação e, em seguida, avaliar a melhor forma de buscar a compensação, o que incluiria uma reclamação junto à Organização Mundial do Comércio (OMC).
"No que se refere ao desconhecimento da Danone e de outras empresas estrangeiras em relação à sustentabilidade brasileira, o Brasil, na realidade, já está atingindo a linha de desmatamento líquido zero há bastante tempo. Embora exista desmatamento, também há muita regeneração da vegetação natural", salienta a entidade. Para a Aprosoja, a afirmação de que o Brasil lidera a destruição de floresta tropical no mundo é fala de quem desconhece a dinâmica das florestas no Brasil. Pior ainda, está discriminando o único produtor de soja no mundo que preserva o meio ambiente e os recursos hídricos dentro das suas propriedades.
"Conforme determina o Código Florestal, o produtor rural precisa preservar de 20% a 80% de Reserva Legal e mais as Áreas de Preservação Permanentes (beira de rio, topo de morro e entorno de nascentes). Isso significa que o produtor de soja brasileiro é o único no mundo que preserva o meio ambiente para o Brasil e para a humanidade, deixando de plantar na área preservada para isso. Ou seja, também é o único que está investindo do próprio bolso em preservação ambiental. Comparativamente, os produtores franceses não preservam quase nada", afirma a entidade no seu manifesto.
"Em que país a Danone vai encontrar a soja mais ambientalmente sustentável, com mais teor de óleo e proteína, ideal para produzir os rebanhos leiteiros com o melhor custo-benefício e produzida com as mais reconhecidas boas práticas agrícolas do que nas lavouras do Brasil?", pergunta a Aprosoja. E a entidade não descarta um boicote à marca por produtores brasileiros. que, segundo ela, estão cansados de serem injustamente apontados como os vilões, quando na verdade são os heróis da sustentabilidade.

TAGS: Danone - boicote ao Brasil




Publicidade