Decisão do presidente americano entra em vigor a partir de 1º de agosto e tem como justificativa os ataques do Brasil contra as eleições livres e os direitos fundamentais de liberdade de expressão dos americanos
Após declarar apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro através da sua rede social nesta semana, o presidente dos Estados Unidos anunciou nesta quarta-feira (09/07) que irá aplicar uma tarifa de 50% sobre os produtos importados do Brasil.
A tarifa vai ser aplicada sobre qualquer envio de produtos brasileiros aos Estados Unidos e, somada às tarifas setoriais, deve ultrapassar 80%.O comunicado foi feito através de uma carta endereçada ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na sua rede social, Truth Social. A nova alíquota deve vigorar a partir do dia 1º de agosto.
A justificativa para a cobrança é baseada no que o presidente americano afirma ser uma relação injusta com o país e à postura do STF (Supremo Tribunal Federal) com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).Donald Trump fez também uma defesa enfática do ex-presidente Jair Bolsonaro, o qual diz ter respeitado "profundamente" desde que o conheceu.
Ele afirma discordar da maneira como o Brasil tem tratado o ex-presidente, que ele afirma ser "um líder altamente respeitado em todo o mundo durante seu mandato — inclusive pelos Estados Unidos". Segundo Trump, o que acontece no Brasil atualmente é uma desgraça internacional.
Em sua carta, o presidente americano afirma que o julgamento de Bolsonaro pelo STF não deveria estar acontecendo. Para ele, trata-se de uma caça às bruxas, que "deve acabar IMEDIATAMENTE!". Outra justificativa se baseia nos ataques insidiosos do Brasil contra as eleições livres e os direitos fundamentais de liberdade de expressão dos americanos.
Trump cita ações recentes do Supremo Tribunal Federal do Brasil, que emitiu centenas de ordens de censura SECRETAS e ILEGAIS a plataformas de mídias sociais dos EUA. O STF ameacou-as com multas de milhões de dólares e expulsão do mercado brasileiro, a partir de 1º de agosto de 2025.