ABPA celebra abertura de Singapura para ovos-produto
Brasil passa a exportar ovos-produto a Singapura e fortalece competitividade da cadeia no mercado asiático

ABPA celebra autorização para exportar ovos-produto e destaca o potencial do mercado de Singapura. Foto: Canva

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) comemorou o anúncio do MAPA sobre a autorização para exportar ovos-produto a Singapura. A comunicação oficial ocorreu após encontro do Ministro Carlos Fávaro e do Secretário Luis Rua com a Ministra de Meio Ambiente de Singapura, Grace Fu. Assim, o Brasil avança em mercados exigentes.
Reconhecimento técnico e estratégico
A habilitação resulta do trabalho do Ministro Fávaro, com apoio da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais e da Secretaria de Defesa Agropecuária. Dessa forma, o Brasil se consolida entre os países aptos a fornecer produtos processados para o mercado asiático.
Singapura depende de importações para abastecimento. Em 2024, o país trouxe cerca de 518 milhões de ovos, equivalentes a 31 mil toneladas, especialmente da Tailândia e Indonésia. Dessas, apenas 2,5 mil toneladas foram ovos-produto. Portanto, há grande potencial de crescimento, especialmente pelo canal HORECA (Hotelaria, Restaurantes e Catering).
Potencial e importância estratégica
Segundo o presidente da ABPA, Ricardo Santin, a cultura gastronômica de Singapura mistura alta gastronomia e tradição popular, atraindo turistas e expatriados. Além disso, a estabilidade econômica e a exigência por insumos de qualidade sustentam a demanda por ovos líquidos, pasteurizados e outros derivados. O país também funciona como hub comercial e portuário para o sudeste asiático, reforçando sua importância estratégica.
“O reconhecimento do sistema brasileiro por Singapura amplia a competitividade da cadeia produtiva. Além disso, posiciona o Brasil em um novo patamar. É uma conquista relevante, sobretudo para produtos de maior valor agregado e com potencial de abrir novos fluxos comerciais”, destacou Santin.
