HOME | Notícias | Internacional

Fávaro reforça parceria com Singapura e amplia cooperação agroambiental

Singapura autoriza importação de ovoprodutos e anuncia interesse em novas iniciativas agrícolas e sustentáveis

Fávaro reforça parceria com Singapura e amplia cooperação agroambiental

Fávaro e Grace Fu assinam acordo que abre mercado para ovoprodutos e reforça cooperação agroambiental. Foto: Percio Campos / Mapa

Foto do autor Redação RuralNews
17/10/2025 |

Nesta quinta-feira (16), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, recebeu na sede do Ministério a ministra da Sustentabilidade e Meio Ambiente de Singapura, Grace Fu Hai Yien, e sua delegação. O encontro teve foco no fortalecimento das relações comerciais entre os países e na cooperação agropecuária e ambiental. Além disso, discutiu-se a abertura de novas oportunidades para inovação sustentável.

Durante a reunião, o ministro destacou a sólida relação diplomática e comercial baseada em respeito e confiança. “O Brasil se consolidou como grande produtor de alimentos e energia, com qualidade e segurança no fornecimento. Porém, uma boa relação comercial é via de mão dupla: precisamos também abrir oportunidades para produtos de Singapura”, afirmou Fávaro.

Publicidade
Banner publicitário

Acordos e programas ambientais

Entre os temas, Fávaro destacou o empenho do governo para formalizar o Acordo de Livre-Comércio entre Mercosul e Singapura, essencial para ampliar oportunidades bilaterais. Dessa forma, o Brasil poderá fortalecer os laços econômicos e criar novos negócios.

Grace Fu reforçou a importância do Brasil para a segurança alimentar de Singapura, lembrando que o país importa mais de 50% das carnes bovina, de aves e suína do Brasil. Além disso, destacou que o acordo facilitará o comércio e diversificará as parcerias.

O ministro apresentou o programa Caminho Verde Brasil, que visa recuperar até 40 milhões de hectares de pastagens de baixa produtividade em dez anos. O projeto transforma essas áreas em terras agricultáveis de alto rendimento sem desmatamento. A ministra elogiou a iniciativa e demonstrou interesse em promover cooperação tecnológica e ambiental.

Além disso, foram abordados o sistema de defesa agropecuária brasileiro e os protocolos de regionalização adotados por Singapura, que garantem a continuidade das importações. Assim, exportadores não afetados continuam operando e a segurança alimentar é mantida.

Ao final, Grace Fu entregou o documento oficial que autoriza a importação de ovoprodutos brasileiros. Fávaro ressaltou os impactos positivos do novo mercado. “Essa conquista representa mais emprego, renda e fortalecimento do comércio internacional, levando ao mundo alimentos de qualidade produzidos pelo Brasil”, concluiu.

...
Editor RuralNews
Vamos deixar essa matéria mais interessante com seu ponto de vista? Faça um comentário e enriqueça esse conteúdo...

TAGS: #Fávaro # Singapura
# Cooperação # Ovoprodutos # Agroambiental #
Publicidade
Banner publicitário