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Abertura de novos mercados amplia presença do agronegócio brasileiro nos EUA, Irã, Santa Lúcia e Uruguai

Com as novas autorizações, o Brasil soma 453 aberturas de mercado para produtos agropecuários desde o início de 2023

Abertura de novos mercados amplia presença do agronegócio brasileiro nos EUA, Irã, Santa Lúcia e Uruguai

Abertura de novos mercados reforça competitividade do agronegócio brasileiro no comércio internacional. Foto: Ministério da Agricultura e Pecuária / Divulgação

Foto do autor Redação RuralNews
17/10/2025 |

O governo brasileiro concluiu novas negociações sanitárias e fitossanitárias com quatro países. Como resultado, foram abertas nove novas oportunidades comerciais para o agronegócio nacional, fortalecendo ainda mais a presença do Brasil no exterior.

Nos Estados Unidos, as autoridades locais aprovaram a exportação de alimentos para cães com origem vegetal. Além disso, entre janeiro e setembro de 2025, o Brasil vendeu mais de US$ 9 bilhões em produtos agropecuários para o mercado norte-americano, o que reforça a parceria estratégica entre os países.

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No Irã, o governo local autorizou a compra de sementes de abobrinha e de melancia. Por sua vez, de janeiro a setembro de 2025, o Brasil exportou mais de US$ 1,8 bilhão em produtos agrícolas, com destaque para milho, soja e derivados do setor sucroalcooleiro. Assim, o país amplia sua presença no Oriente Médio e fortalece sua posição como fornecedor confiável de alimentos.

Em Santa Lúcia, o país caribenho liberou as importações de carnes de aves, suína e bovina, além de seus derivados. Enquanto isso, o Brasil comercializou mais de US$ 216 milhões com a Comunidade do Caribe (CARICOM), de que Santa Lúcia faz parte. Dessa forma, a ampliação do comércio fortalece a integração regional e diversifica os destinos das exportações brasileiras.

Já o Uruguai aprovou as exportações de mudas de eucalipto, oliveira e plantas ora-pro-nóbis. Entre janeiro e setembro de 2025, o Brasil enviou mais de US$ 719 milhões em produtos agropecuários ao país vizinho. Os embarques incluíram proteína animal, produtos florestais, mate, fibras e têxteis, o que reforça o potencial da bioeconomia brasileira.

Com isso, o agronegócio brasileiro chega a 453 novas aberturas de mercado desde o início de 2023. Portanto, o setor amplia sua competitividade internacional e fortalece a imagem do Brasil como fornecedor global de alimentos e energia sustentável.

TAGS: #Abertura de mercado # Agronegócio brasileiro
# EUA # Irã # Santa Lúcia # Uruguai
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Editor RuralNews
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