HOME | Notícias | Fertilizantes

Conab estima aumento de produtividade da cana-de-açúcar no Nordeste

Números vão na contramão da média nacional dos canaviais, que está estimada em 75 mil kg/ha, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento

Foto do autor
07/05/2025 |

Os produtores de cana-de-açúcar no Nordeste têm motivos para comemorar os resultados que estão sendo obtidos nesta safra na região. O último levantamento divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento, a Conab mostra que o Nordeste deve ter um aumento de 3,6% na produtividade, e uma colheita de 56,3 milhões de toneladas a partir de agosto.

Os números vão na contramão da produção brasileira, que terá uma redução de 2% na comparação com o resultado obtido no ciclo anterior. As condições climáticas desfavoráveis no Sudeste influenciaram no resultado nacional, já que a região é a maior produtora do País. Ao todo, 663,4 milhões de toneladas serão colhidas para o ciclo 25/26 no Brasil.

A produtividade média dos canaviais brasileiros está estimada em 75 mil kg/ha, resultado que representa queda de 2,3% na comparação com a última safra. “Essa redução se deve às condições climáticas desfavoráveis durante as fases de desenvolvimento das lavouras em 2024”, declara a Companhia.

Bons resultados

No Nordeste, porém, o investimento em tecnologias e a resiliência no enfrentamento aos desafios climáticos tem mudado o cenário e influenciado na colheita. O uso de novas tecnologias tem influenciado bastante isso. Um exemplo é o uso de agromineral como fator para o aumento de produtividade da cana.

O engenheiro agrônomo André Dias destaca os resultados da novidade. "Realizamos a aplicação do remineralizador de solo e monitoramos a ação do produto em mais de 30 áreas na região. Reunimos números que comprovam a eficácia na melhora da fertilidade da cultura”, explica o especialista.

André é representante de uma empresa que oferece um fertilizante natural extraído da rocha granulito e que age ampliando as propriedades físico-químicas do solo. Segundo ele, o crescimento em algumas das áreas alcançou 16 toneladas e mais de R$3.000 de lucratividade por hectare.

Outro fator positivo, é que foram observados também aumento na longevidade dos canaviais, melhora da absorção de nutrientes essenciais e diminuição da necessidade de fertilizantes químicos, reduzindo custos.

Oportunidade

A cana-de-açúcar é utilizada na fabricação de subprodutos importantes como o açúcar e o etanol, desempenhando papel decisivo na manutenção da economia brasileira. A ampliação da produção no Nordeste pode contribuir com o fortalecimento da agroindústria e de toda a cadeia produtiva na região.

“Mesmo com a redução na safra de cana no atual ciclo, a expectativa é de um incremento na produção de açúcar, podendo chegar a 45,9 milhões de toneladas. Caso o volume se confirme ao final do ciclo, esta será a maior fabricação do produto na série histórica”, estima a Conab.

TAGS:
#Cana-de-açúcar
# produtividade # agricultura # inovação # tecnologia # Nordeste
...
Editor RuralNews
Vamos deixar essa matéria mais interessante com seu ponto de vista? Faça um comentário e enriqueça esse conteúdo...

O portal RuralNews é uma iniciativa que leva diariamente informações, novas tecnologias e as novidades do agronegócio do Brasil para o produtor rural e toda a cadeia produtiva do segmento. Reportagens, cotações diárias, vídeos, podcasts, artigos e muito mais!

São Paulo/SP | Ribeirão Preto/SP | Porto Alegre/RS | Cascavel/PR | Rio Verde/GO | Campo Grande/MS

© 2024 Newmídia Comunicação, Todos os direitos reservados.

Design por Lápis Digital


ATENÇÃO! Esse site usa cookies - Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento e a nossa Política de Privacidade.