HOME | AGRICULTURA | Alimentos

Dia Mundial da Alimentação: fertilizantes especiais são protagonistas na produção de alimentos

Por Clorialdo Roberto Levrero*

Publicado em 16/10/2024 | 15:12:00
Em 16 de outubro, o Dia Mundial da Alimentação coloca em pauta os desafios globais da produção de alimentos e os caminhos possíveis para o futuro da agricultura. Diante da crescente demanda por alimentos, inovações e tecnologias aplicadas os fertilizantes especiais são protagonistas na construAbisolouma agricultura sustentável, capaz de alimentar uma população global em constante expansão.


Criado em 1981, em homenagem à fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o Dia Mundial da Alimentação promove o debate sobre a segurança alimentar. A estimativa da ONU é que cerca de 780 milhões de pessoas passam fome em todo o mundo. Esse debate inclui a garantia de que todas as pessoas tenham acesso a alimentos nutritivos e de qualidade, em quantidades suficientes, abordando questões desnutrição e sistemas de produção alimentar mais resilientes, dado o cenário da mudança climática.

O papel dos fertilizantes especiais na segurança alimentar

A Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal (Abisolo) é difusora e apoiadora das tecnologias que aumentam a produtividade agrícola de forma sustentável. Os fertilizantes especiais, biofertilizantes, remineralizadores, condicionadores de solo, substratos para plantas, insumos de base biológica e adjuvantes, são essenciais para maximizar a eficiência da produção agrícola, atendendo as demandas das plantas em cada ciclo do crescimento. Dessa forma, a Abisolo contribui significativamente para a segurança alimentar global, ao apoiar o desenvolvimento de soluções para apoiar os agricultores.

De acordo com o Global Farmer Study da McKinsey, 70% dos agricultores estão dispostos a adotar novas tecnologias para aumentar a produtividade, mesmo em tempos de incerteza econômica. Essa decisão é vital para o aumento sustentável da produção de alimentos, um dos pilares do Dia Mundial da Alimentação, além de atuar na otimização de recursos não renováveis, como o solo e água.


Sustentabilidade e inovação tecnológica

A inovação tecnológica também é uma bandeira defendida pela Abisolo. Investimentos contínuos em pesquisa e desenvolvimento (PD) favorecem a evolução do setor como um todo. Esse compromisso com a inovação está alinhado aos objetivos do Dia Mundial da Alimentação, que busca os recordes de produção de alimentos e as demandas alimentares em diferentes regiões. No entanto, o estudo da McKinsey aponta que menos de 50% dos agricultores em todo o mundo adotam práticas sustentáveis de maneira holística, o que demonstra a necessidade de ampliar a conscientização e o acesso a essas tecnologias.



A questão da mudança climática é outro tema discutido na pauta do Dia Mundial da Alimentação. Fenômenos climáticos como o El Niño afetam diretamente as safras e a disponibilidade de alimentos em várias regiões do mundo. Nesse cenário, a utilização dos fertilizantes especiais, dos biofertilizantes e outras tecnologias sustentáveis são fundamentais na resiliência das culturas. Ao melhorar a saúde do solo e ajudar as plantas a se adaptarem a condições adversas, o agricultor conta com mais recursos para evitar perdas.


A demanda por soluções mais sustentáveis tem impulsionado o mercado de fertilizantes especiais no Brasil e no mundo. Em 2023, a Abisolo registrou um crescimento de 2% no mercado de fertilizantes especiais, refletindo o aumento da adoção dessas tecnologias pelos agricultores. Esse crescimento demonstra que a indústria está alinhada com as necessidades globais de produção de alimentos de forma sustentável e eficiente.


Um compromisso com o futuro

A inovação é a peça-chave na construção de um futuro em que a segurança alimentar global seja uma realidade. Por meio da regulamentação, apoio à pesquisa e a difusão das tecnologias desenvolvidas pela indústria de fertilizantes especiais, a Abisolo visa apoiar ações que estejam alinhadas aos objetivos globais de erradicação da fome e melhoria da qualidade de vida de milhões de pessoas ao redor do mundo.



*Clorialdo Roberto Levrero é presidente do Conselho Deliberativo da Abisolo



TAGS:

Comentários

Nenhum comentário até agora... Seja o primeiro a comentar!

Comente a matéria:

Banner publicitário
ATENÇÃO! Esse site usa cookies - Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento e a nossa Política de Privacidade.