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A partir deste dia 1º de janeiro de 2025, entra em vigor a impossibilidade de pagamento do Vale-Pedágio Obrigatório por meio de cartão ou cupom, conforme previsto na Resolução ANTT 6.024/23 da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) que estabelece a obrigatoriedade do pagamento do Vale-Pedágio Obrigatório (VPO) exclusivamente por meio automatizado, sendo a tag eletrônica o único meio atualmente adequado aos novos requisitos da regulamentação.
Com isso, será descontinuado o pagamento via cartão e cupom, visando à modernização e à maior eficiência operacional no setor de transporte rodoviário.A medida tem como objetivo a digitalização dos processos e o aprimoramento da fluidez no trânsito nas rodovias, tornando o pagamento do pedágio mais ágil e seguro.
O modelo de tag eletrônica, já amplamente utilizado por empresas de transporte e logística, será o único aceito a partir da data limite, e a Veloe Go, marca que reúne as soluções completas de gestão de transporte, em frete e frota da Veloe, está totalmente preparada para apoiar os transportadores e embarcadores na adaptação a essa nova realidade.
De acordo com André Turquetto, CEO da Veloe e presidente da Abepam (Associação Brasileira das Empresas de Pagamento Automático para Mobilidade), a resolução da ANTT representa um marco importante para a modernização do setor de transporte e logística no Brasil.Com o pagamento eletrônico, as concessionárias de pedágio poderão reduzir inadimplências, aumentando a previsibilidade de receita.
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"Com essa novidade, damos um passo crucial para aumentar a eficiência e a transparência nas operações de pedágio. Esta mudança irá beneficiar não apenas os transportadores, mas toda a cadeia logística, promovendo uma maior fluidez nas rodovias e contribuindo para a redução de custos operacionais”, pontua André.
A nova regulamentação traz vantagens significativas para o setor de transporte e logística, incluindo: a redução de custos operacionais, visto que a automação do pagamento do pedágio facilita a gestão financeira, eliminando custos administrativos e melhorando o fluxo de caixa de transportadoras e embarcadores.
Outro benefício é o aumento da eficiência no fluxo de transporte, já que a utilização de sistemas como o free flow reduz os gargalos nas praças de pedágio, economizando tempo e combustível, além de garantir maior produtividade nas operações logísticas e, ainda, gera novas oportunidades de receita.
Além disso, a implementação da Resolução ANTT nº 6.024/2023, que regula o VPO, está projetada para gerar um impacto econômico positivo, com projeções de redução de custos logísticos e aumento da competitividade do setor de transporte rodoviário no Brasil.
Estima-se que a transição para um sistema digital pode gerar economias de até R$ 7 bilhões anuais para as transportadoras, além de reduzir os custos operacionais e aumentar a eficiência da cadeia logística do país.“A Abepam está pronta com a adaptação necessária de nossas associadas às novas normas e com o fortalecimento do sistema de pagamentos automáticos, garantindo a conformidade com a legislação e o fomento de um ambiente mais eficiente e seguro para todos os envolvidos”, explica André.
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Vale-Pedágio Obrigatório passa a ser exclusivo por tag eletrônica
Medida da Agência Nacional de Transportes Terrestres começa a valer no primeiro dia útil de 2025 e encerra pagamento via cartão e cupom e acelera modernização no transporte rodoviário
Publicado em 01/01/2025 | 05:22:00
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Com isso, será descontinuado o pagamento via cartão e cupom, visando à modernização e à maior eficiência operacional no setor de transporte rodoviário.A medida tem como objetivo a digitalização dos processos e o aprimoramento da fluidez no trânsito nas rodovias, tornando o pagamento do pedágio mais ágil e seguro.
O modelo de tag eletrônica, já amplamente utilizado por empresas de transporte e logística, será o único aceito a partir da data limite, e a Veloe Go, marca que reúne as soluções completas de gestão de transporte, em frete e frota da Veloe, está totalmente preparada para apoiar os transportadores e embarcadores na adaptação a essa nova realidade.
De acordo com André Turquetto, CEO da Veloe e presidente da Abepam (Associação Brasileira das Empresas de Pagamento Automático para Mobilidade), a resolução da ANTT representa um marco importante para a modernização do setor de transporte e logística no Brasil.Com o pagamento eletrônico, as concessionárias de pedágio poderão reduzir inadimplências, aumentando a previsibilidade de receita.
"Com essa novidade, damos um passo crucial para aumentar a eficiência e a transparência nas operações de pedágio. Esta mudança irá beneficiar não apenas os transportadores, mas toda a cadeia logística, promovendo uma maior fluidez nas rodovias e contribuindo para a redução de custos operacionais”, pontua André.
Foi descontinuado o pagamento de pedágio via cartão e cupom
A nova regulamentação traz vantagens significativas para o setor de transporte e logística, incluindo: a redução de custos operacionais, visto que a automação do pagamento do pedágio facilita a gestão financeira, eliminando custos administrativos e melhorando o fluxo de caixa de transportadoras e embarcadores.
Outro benefício é o aumento da eficiência no fluxo de transporte, já que a utilização de sistemas como o free flow reduz os gargalos nas praças de pedágio, economizando tempo e combustível, além de garantir maior produtividade nas operações logísticas e, ainda, gera novas oportunidades de receita.
Além disso, a implementação da Resolução ANTT nº 6.024/2023, que regula o VPO, está projetada para gerar um impacto econômico positivo, com projeções de redução de custos logísticos e aumento da competitividade do setor de transporte rodoviário no Brasil.
Estima-se que a transição para um sistema digital pode gerar economias de até R$ 7 bilhões anuais para as transportadoras, além de reduzir os custos operacionais e aumentar a eficiência da cadeia logística do país.“A Abepam está pronta com a adaptação necessária de nossas associadas às novas normas e com o fortalecimento do sistema de pagamentos automáticos, garantindo a conformidade com a legislação e o fomento de um ambiente mais eficiente e seguro para todos os envolvidos”, explica André.
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