INÍCIO AGRICULTURA Soja

Quem é o novo presidente da Aprosoja Brasil

Nova diretoria encabeçada pelo gaúcho radicado no TO Maurício Buffon toma posse em Brasília dia 23
Imagem do autor

Publicado em 18/04/2024

A nova diretoria eleita da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil) para o triênio 2024-2027 toma posse no próximo dia 23, em Brasília. O comando da instituição pelos próximos três anos ficará com o produtor Maurício Buffon, atual 1º diretor administrativo da Aprosoja Brasil, que sucederá Antonio Galvan, presidente da entidade desde abril de 2021. A nova diretoria foi eleita por unanimidade no dia 2 de abril e conta com representantes das principais regiões produtoras de grãos do País.

Filho e neto de pequenos agricultores, Maurício Buffon tem 47 anos e é natural de Ronda Alta, no norte do Rio Grande do Sul, município localizado em região produtora de grãos e caracterizada pela pequena propriedade. Em 1985 mudou-se com a família para Sorriso (SC). E, em 2009, vislumbrou oportunidades em Tocantins, para onde se transferiu junto com o irmão.
A nova diretoria foi eleita por unanimidade no dia 2 de abril
A nova diretoria foi eleita por unanimidade no dia 2 de abril

“O que me atraiu para a Região Norte foi o clima, as oportunidades e o fato de ser uma região de expansão para a produção de grãos. O Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) é responsável hoje por cerca de 30% da produção de grãos do Brasil. Tocantins é hoje um estado com grande crescimento agrícola”, destaca.

Trajetória na Aprosoja

Casado e pai de dois filhos, Buffon foi um dos sócio-fundadores, em 2013, da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Tocantins (Aprosoja TO). Em outubro de 2017, tornou-se presidente da entidade, reelegendo-se em 2019. Enquanto dirigente da Aprosoja Tocantins, Buffon promoveu ativamente ações da entidade contra tentativas de implantação de taxas sobre a comercialização de soja e de insumos agropecuários em nível estadual. “O produtor tem o direto de exportar de forma direta sua produção sem custos. Tivemos muitos embates contra a taxação do agro, que fere a Lei Kandir. A Aprosoja sempre se empenhou em defender o produtor”, ressaltou o dirigente.

Carta de Palmas

Em junho de 2019 a Aprosoja promoveu em Tocantins o seminário Soja Responsável, do qual resultou a “Carta de Palmas”, documento em que a Aprosoja reafirmou, com base em informações científicas fornecidas pela Embrapa, comprovou a sustentabilidade ambiental da produção no cerrado brasileiro e reforçou a importância do Código Florestal.
“A Carta de Palmas foi traduzida para vários idiomas e se espalhou pelo mundo em reação à tentativa das tradings de implantar a Moratória da Soja. Com isso conseguimos frear a pauta do desmatamento zero e mostramos que o Brasil consegue atender os mercados consumidores tendo uma das legislações ambientais mais restritivas do mundo”, salientou.


TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.