Inspeção de carnes por IA leva o Brasil a cumprir exigências internacionais

Recursos tecnológicos aplicados no setor de carnes ampliam os cuidados com a sanidade dos alimentos
Vandré Dubiela
- Exclusivo Rural News
Publicado em 17/06/2024

Sensores e sistemas de visão com tecnologia avançada estão revolucionando as linhas de produção de carne ao identificar falhas com velocidade e precisão incomparáveis à capacidade humana.

Desde rótulos ausentes ou com impressão defeituosa, passando por parafusos mal encaixados, até impurezas em produtos alimentícios, essas tecnologias garantem um controle de qualidade rigoroso.
Sensores e sistemas de visão com tecnologia avançada estão revolucionando as linhas de produção de carne
Sensores e sistemas de visão com tecnologia avançada estão revolucionando as linhas de produção de carne

A incorporação de recursos tecnológicos como automação, deep learning, Internet das Coisas e inteligência artificial está transformando a inspeção de produção dos alimentos, reduzindo falhas a zero. Câmeras equipadas com essas tecnologias permitem identificar defeitos que seriam impossíveis de detectar por monitoramento humano.

Mesmo em situações menos graves, que não oferecem riscos à integridade do consumidor, a inspeção automatizada com câmeras evita desperdícios de lotes que, de outra forma, seriam inviáveis para comercialização. Essa tem sido uma prática nas grandes empresas do segmento alimentício e de proteína animal do Brasil, colocando o País no ranking dos que mais investem em recursos tecnológicos para garantir a sanidade e qualidade dos alimentos que chegam à mesa do consumidor.

Nos outros segmentos, essa tecnologia também avança gradualmente. Imagine um cinto de segurança com um parafuso mal encaixado, um cosmético com um rótulo distorcido, ou até mesmo uma impureza ou um caco de vidro em uma bebida engarrafada. Erros aparentemente pequenos, como rótulos desconfigurados ou ausentes em algumas unidades de um lote, podem resultar em grandes prejuízos financeiros e, mais gravemente, afetar a reputação da marca.


Sobre o autor Vandré Dubiela

Com mais de três décadas dedicadas ao jornalismo, iniciou a carreira no Jornal O Paraná, de Cascavel, passando pelas principais editorias. Conta com textos e fotografias publicados nos principais meios de comunicação nacional, entre os quais a Folha de São Paulo, Estado de S. Paulo, Gazeta do Povo e Revista Grid. Atuou ainda como produtor da TV Tarobá, afiliada da Band e como editor de portais de notícias. Também é autor do livro AREAC 50 anos – Pioneirismo na defesa e na valorização da agronomia paranaense. Nos últimos anos, se especializou em agronegócio, produzindo reportagens e artigos do gênero, inclusive trabalhos dedicados à OCEPAR (Organização das Cooperativas do Estado do Paraná).
TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Ao continuar com o cadastro, você concorda com nossos termos de privacidade e consentimento da nossa Política de Privacidade.