INÍCIO AGRICULTURA Pecuária de corte Publicado em 09/07/2024

Arroba do boi entra em período de “maior otimismo”

A redução na oferta de gado pronto para abate segue sendo a tônica do mercado
Fabiano Reis
- Da redação RuralNews
A arroba do boi gordo passou pela primeira semana do mês de julho com demonstração de consolidação de preços. Dentro da primeira quinzena, com tendência de elevação de demanda por animais para reposição dos mercados de atacado e varejo no país, parte da indústria busca dosar suas compras, mas, ao mesmo tempo, acaba por ver seus dias de escala de trabalho em recuo. A redução na oferta de gado pronto para abate segue sendo a tônica do mercado e, de fato, o momento de maior disponibilidade já passou. É justamente este momento que temos e qual traz expectativas de fortalecimento no valor da arroba e diminuição nos dias de atividade fabril, agora com 10 dias na média nacional.
A principal relação que julgo no momento é a redução na oferta de animais para abate e a forte demanda internacional por carne bovina brasileira, que já tem o menor preço entre os principais atores do mercado e, com a valorização do Dólar (derrocada do Real na verdade) o produto ficou ainda mais competitivo “barato” no cenário global. O ritmo de embarques segue muito intenso e o volume de carne bovina fresca, refrigerada ou congelada na primeira semana de julho e totalizou 54,2 mil toneladas, de acordo com a Secretaria de Comércio Exterior, com média diária 41,6% superior ao mesmo período do ano passado, marcando 10,8 mil toneladas.

Sobre o autor

Fabiano Reis é jornalista econômico, especialista em Marketing rural e mestre em Produção e Gestão Agroindustrial. Editor de economia e agricultura do Canal do Boi, onde apresenta o programa AgriculturaBR. É colunista econômico em diversos veículos de imprensa. Professor universitário nos cursos de Administração e Comunicação Social. Palestrante nas áreas de comunicação e agronegócio; Apresentador de eventos e feiras. Publicou os livros Reflexos sobre o nada nos mares do Pantanal, Life Editora, 2011 (livro poesias); A interação da pecuária brasileira, Nelore MS, 2012; Nelore: mostra a força de uma raça, Nelore MS, 2010; O perfil do comércio varejista de carne bovina de Campo Grande-MS, dissertação de mestrado, UNIDERP, 2005; Redação e revisão do livro Organização e Valor para Comércio Varejista de Carne, SEBRAE, 2004.
TAGS:

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Ao continuar com o cadastro, você concorda com nossos termos de privacidade e consentimento da nossa Política de Privacidade.