INÍCIO AGRICULTURA Feiras

Pavilhão da Agricultura Familiar terá acréscimo de 80 estandes para a 47ª Expointer

Inscrições começam em 22 de abril
Imagem do autor

Publicado em 21/04/2024

As agroindústrias familiares poderão se inscrever, entre 22 de abril e 13 de maio, para garantir espaço na Feira da Agricultura Familiar da 47ª Expointer. Neste ano, o evento ocorre de 24 de agosto a 1º de setembro, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio, na Região Metropolitana de Porto Alegre (RS).

A novidade para a próxima edição da Expointer é a ampliação da capacidade de um dos espaços mais procurados pelos visitantes, o Pavilhão da Agricultura Familiar (PAF). Neste ano, serão 418 estandes, 80 a mais do que na edição anterior, que recebeu 372 expositores, de 174 municípios, distribuídos em 338 estandes. Será a 26ª edição do Pavilhão da PAF na feira de Esteio, considerada uma das maiores exposições agropecuárias da América Latina.
Pavilhão da Agricultura Familiar na Expointer
Pavilhão da Agricultura Familiar na Expointer

O secretário de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini, afirma que a ampliação confirma o propósito de incentivar os espaços de vendas para as agroindústrias. “Ao mesmo tempo em que estimulamos os produtores a se organizarem em agroindústrias familiares, também trabalhamos no sentido de promover a ocupação de novos espaços de comercialização”, destaca Santini.
O Estado busca, dessa forma, ampliar ainda mais a capacidade do PAF, que já é destaque pela diversidade de produtos, pelos estandes bem estruturados, pela grande presença de público e pelo significativo volume de vendas: em 2023, foram comercializados R$ 8.106.105,43 milhões durante os nove dias de evento.O público que passou pelo pavilhão se deliciou com sucos, geleias, pães caseiros, cucas e biscoitos, linguiças, salames, queijos e mel. Mas também encontrou novidades como a carne em lata, o óleo de noz-pecã, as roscas de coalhada, o alho negro, a conserva de peixes e a jeropiga.

InscriçõesOs empreendimentos devem se inscrever por meio das entidades representativas da agricultura familiar – Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag/RS), Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul (Fetraf/RS) ou Via Campesina – e nos escritórios municipais da EmaterRS-Ascar, conveniada da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Para participar, as agroindústrias devem estar incluídas no Programa Estadual da Agroindústria Familiar (Peaf), com regularização ambiental, sanitária e tributária. No processo de inscrição, o empreendedor deverá apresentar também o extrato do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e um licenciamento sanitário válido e atualizado.

O PAF na Expointer tem como organizadores a SDR, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, a Fetag/RS, a Fetraf/RS, a EmaterRS-Ascar e a Via Campesina



Pavilhão da Agricultura Familiar na Expointer

Pavilhão da Agricultura Familiar na Expointer

Pavilhão da Agricultura Familiar na Expointer

Pavilhão da Agricultura Familiar na Expointer

TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.