Expodireto destaca importância de apoio aos produtores afetados pela estiagem no RS
Na abertura do evento, o governador Eduardo Leite (PSDB/RS) anunciou a liberação de R$ 46,7 milhões aos municípios atingidos pela estiagem para o enfrentamento de problemas emergenciais

A feira apresenta bom público em seus primeiros dias e anima os 600 expositores

Segunda grande feira do calendário do agronegócio nacional, a Expodireto, que acontece em Não Me Toque/RS, iniciou nesta segunda-feira, 10/02. A foi marcada por discursos destacando a necessidade de soluções para o enfrentamento dos prejuízos causados pela estiagem ao setor agropecuário no Rio Grande do Sul.
A solenidade, que aconteceu no auditório central do parque, reuniu autoridades regionais, estaduais e federais e lideranças ligadas ao agronegócio. O governador Eduardo Leite anunciou a liberação de R$ 46,7 milhões aos municípios atingidos pela estiagem para o enfrentamento de problemas emergenciais.
Leite também detalhou ações já em prática e outras que serão iniciadas dentro do Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável do Estado visando minimizar o impacto dos efeitos climáticos. Ele destacou o importante papel que a Expodireto Cotrijal vem cumprindo ao longo dos anos como impulsionadora de desenvolvimento e ações em prol do agronegócio.
O governador também elogiou a liderança do presidente da Cotrijal, Nei César Manica, na busca por soluções para o setor. “A municipalização do trecho da rodovia que vai possibilitar a ampliação do parque da Expodireto já está aprovada”, disse, ao encerrar seu discurso.
Já o presidente da Cotrijal, Nei César Manica, ressaltou que em 25 edições a feira tem cumprido o seu papel de trazer inovação, tecnologia e oportunidades de negócios e também de ser um grande palco de defesa dos interesses do homem do campo.

O governador do Rio Grande do Sul destacou o papel da Expodireto como impulsionadora de desenvolvimento para o agronegócio
"Mais uma vez é necessária a união dos poderes públicos e entidades em busca de soluções para as dificuldades enfrentadas no campo devido à estiagem", frisou o líder cooperativista. A municipalização é uma das etapas do projeto para que seja efetivada a realocação do trecho da RS 142 que hoje passa em frente ao parque. "Com essa realocação, o parque poderá ser ampliado, dando oportunidade a mais expositores participarem da feira", salientou Mânica.
“Foram vários anos consecutivos de frustração devido à falta de chuvas e em 2024 também por inundação. Precisamos de um novo projeto de securitização para dar condições aos produtores rurais de se manterem na atividade. Se o agro vai mal, há um efeito dominó negativo sobre toda a economia”, ressaltou.

O governador do Rio Grande do Sul destacou o papel da Expodireto como impulsionadora de desenvolvimento para o agronegócio
Ele também reforçou o convite aos produtores para que aproveitem tudo o que a feira tem a oferecer. “A Expodireto é o mundo do agronegócio, gera oportunidades de informação, negócios e conhecimento que vão auxiliar no trabalho das propriedades”, afirmou.
