INÍCIO AGRICULTURA Equipamentos

Embrapa lança máquina para plantio de forrageiras

Equipamento pode ser utilizado para o plantio de espécies arbóreas, de cana-de-açúcar e de mandioca, e outros capins
Imagem do autor

Publicado em 19/03/2024

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) apresentará na 22ª Expoagro Afubra, em Rio Pardo (RS), a máquina Topa-tudo, que foi desenvolvida para facilitar o plantio de mudas de forrageiras, especialmente das variedades BRS Kurumi e BRS Capiaçu, que é feito de forma manual, por estacas ou mudas.

Normalmente, no caso dessas cultivares, são necessárias duas pessoas, trabalhando por cinco dias, para plantar um hectare. Mas, com a máquina é possível realizar esse mesmo trabalho dentro de um dia. O equipamento está em exibição na área de forrageiras da vitrine de tecnologias da Embrapa na Expoagro Afubra, que inicia nesta terça-feira (19) e segue até sexta-feira no parque de exposições da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), na localidade de Rincão Del Rey, em Rio Pardo.
Equipamento está em exibição na área de forrageiras na Expoagro Afubra
Equipamento está em exibição na área de forrageiras na Expoagro Afubra

O maquinário reduz o tempo de plantio, o número de operações de preparo do solo e a penosidade do trabalho, conforme a Embrapa. Também diminui os custos de produção relacionados ao plantio, aumentando a área plantada em até oito vezes em comparação ao plantio convencional manual. O equipamento foi desenvolvido em parceria entre a Embrapa e o produtor Joaquim Kurz Filho.
Por ser versátil, com possibilidade de ajuste de espaçamento, a máquina ainda pode ser utilizada para o plantio de espécies arbóreas, de cana-de-açúcar e de mandioca, por exemplo, bem como de outros capins. “Todas essas espécies que são plantadas por mudas podem ser plantadas com a Topa-tudo”, explica Sérgio Bender, supervisor do Setor de Implementação da Programação de Transferência de Tecnologia e responsável pela condução das vitrines de forrageiras da Embrapa Clima Temperado.


TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.