Nível do Rio Guaíba fica abaixo dos 5 metros nesta quinta

Aumentou para 151 o número de mortes causadas pelas cheias no Rio Grande do Sul

O nível do Rio Guaíba, no Cais Mauá, em Porto Alegre saiu da casa dos 5 metros e na manhã desta quinta-feira está em 4,98 metros. A informação foi obtida às 5h15min por meio da régua da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestruturas (Sema) e Agência Nacional de Águas (ANA).



Ontem, o Guaíba começou o dia com nível elevado, pouco acima dos 5,20 metros. No entanto, por volta das 21h15min, a cota já havia caído para 5,09 metros. O registro mais alto foi de 5,35 metros, às 5h30min do dia 5.

A tendência é que, agora, mesmo com as chuvas que devem voltar ao Rio Grande do Sul nos próximos dias, o nível do Guaíba siga em queda. Isso deve-se, também, aos rios, como o Taquari e Caí, que desaguam no Cais Mauá, estar reduzindo os seus níveis. Conforme o boletim da Defesa Civil estadual, divulgado às 9h desta quinta-feira, a chuva catastrófica causou 151 mortes. Pelo menos 806 pessoas se feriram. Há pelo menos 104 desaparecidos.

O RS tem 538.164 desalojados e 77.199 pessoas em abrigos. As cheias atingiram 458 dos 497 municípios gaúchos e afetaram a vida de 2.281.774 pessoas, segundo a Defesa Civil. Os resgatistas salvaram 76.620 pessoas e 11.932 animais. O Estado ainda tem 236 mil pessoas sem energia elétrica. Na área da CEEE Equatorial são 112.488 pontos sem energia elétrica (6.2% do total de clientes) e, na RGE Sul, 124.400 pontos sem energia elétrica (4% do total de clientes). A Corsan informou que 129.977 clientes estão sem abastecimento de água (4% do total de clientes).

As chuvas que atingiram o Estado provocam danos e alterações no tráfego nas rodovias estaduais gaúchas. Atualmente, são 90 trechos com bloqueios totais e parciais em 50 rodovias, entre estradas, pontes e balsas.Volta da chuva - A chuva, infelizmente, retorna hoje ao Rio Grande do Sul, de acordo com a MetSul Meteorologia. O dia começa com tempo ainda firme e muito frio na madrugada. O amanhecer em Porto Alegre deve ter 6ºC no bairro Jardim Botânico e até 3ºC ou 4ºC no Sul da cidade. Nos Aparados da Serra, Campanha Gaúcha e na fronteira com o Uruguai, marcas ao redor de 0ºC.

O sol chega a aparecer com nuvens em diversas regiões, mas o tempo se instabiliza com chuva, já de manhã em setores da Metade Norte. Da tarde para a noite, a chuva atinge mais áreas do Centro para o Norte gaúcho. No Oeste e no Sul, tempo firme tanto nesta quinta como na sexta. Na Metade Norte, o tempo segue instável com chuva na sexta e pode chover moderada a forte por vezes em alguns pontos.

A chuva em setores do Norte e do Nordeste gaúcho pode atingir 50 mm a 100 mm em várias cidades, especialmente da Serra Gaúcha no acumulado desta quinta-feira e do que ainda deve chover amanhã. Os volumes devem provocar uma nova alta de menor proporção dos rios com nascentes na Serra Gaúcha, mas um segundo repique de cheia não será significativo como o do começo da semana. A maior preocupação é com o risco de deslizamentos na Serra Gaúcha, uma vez que o solo segue saturado e instável.
















TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Ao continuar com o cadastro, você concorda com nossos termos de privacidade e consentimento da nossa Política de Privacidade.