Com mais duas mortes confirmadas, RS chega a 15 óbitos por leptospirose

Doença infecciosa é transmitida pela água suja, contaminada pela urina de ratos

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) confirmou mais duas mortes por leptospirose após os temporais e enchentes no Rio Grande do Sul. Com isso, o estado chega a 15 vítimas da doença, transmitida na água suja, contaminada pela urina de ratos.

As mortes ocorreram nas cidades de Novo Hamburgo, um homem de 51 anos, e Igrejinha, um homem de 50 anos. Todas as vítimas da doença, até agora, são do sexo masculino. Há outras quatro mortes pela doença que estão sendo investigadas. Seis óbitos foram descartados após exames. A Secretaria da Saúde recebeu 3,6 mil notificações de casos de leptospirose, dos quais 242 foram confirmados.

Porto Alegre tem 6.386 casos confirmados de dengue em 2024 até o dia 1º de junho. Do total, 5.986 foram contraídos na cidade (autóctones), 293 são importados (infecção fora da cidade) e 107 têm local de infecção indeterminado.

O total de ocorrências suspeitas notificadas à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) soma 31.730 no ano. Em 2023, no mesmo período, foram 8.326 notificações e 5.621 casos confirmados. As duas últimas semanas epidemiológicas (21 e 22) somam 130 casos confirmados. Em 2023, no mesmo período, foram 877. Até o momento, houve oito óbitos por dengue entre moradores de Porto Alegre: sete mulheres e um homem.


TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Ao continuar com o cadastro, você concorda com nossos termos de privacidade e consentimento da nossa Política de Privacidade.