HOME | Destaque | Agricultura familiar

Nova etapa do PAA envolve mais de 200 agricultores familiares em Santa Catarina

Conab adquire mais de 400 toneladas de alimentos da agricultura familiar para doação a entidades socioassistenciais no estado

Nova etapa do PAA envolve mais de 200 agricultores familiares em Santa Catarina

Nova etapa do PAA em Santa Catarina envolve mais de 200 agricultores familiares e garante a doação de alimentos. Foto: Canva

NOVA!
Foto do autor Redação RuralNews
11/01/2026 |

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), por meio da Superintendência Regional de Santa Catarina (Sureg/SC), iniciou uma nova etapa do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no estado. A ação marca o começo de 2026 com a distribuição de mais de 400 toneladas de alimentos da agricultura familiar.

Os produtos serão destinados a instituições que atendem pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional. Entre os itens estão frutas, verduras, legumes, feijão, sucos e pinhão.

Publicidade
Banner publicitário

Compras fortalecem renda no campo

Os alimentos foram adquiridos pela Conab na modalidade Compra com Doação Simultânea (CDS). Esse modelo garante renda aos agricultores familiares e, ao mesmo tempo, amplia o acesso a alimentos para a população vulnerável.

Além disso, a iniciativa conta com recursos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). O investimento total é de quase R$ 2,7 milhões, valor destinado ao pagamento de produtores, associações e cooperativas participantes.

Nesta etapa, mais de 200 agricultores familiares participam do programa. Eles estão distribuídos por municípios como Criciúma, Içara, Lauro Müller, Maracajá, Orleans, São Joaquim, Curitibanos, Fraiburgo, Jaborá, Lages e São Bento do Sul. Além de produzir, os agricultores também realizam a entrega dos alimentos.

Alcance social e controle das ações

A operação envolve cooperativas e associações regionais, como a Cooperativa de Produção Agropecuária Conquista, a Cooperativa União do Oeste e a Cooperativa Ecológica da Região Serrana. Também participa a Associação de Desenvolvimento Microbacia Lageado Guarani, que reúne famílias indígenas fornecedoras.

As doações devem beneficiar cerca de 49 mil pessoas em municípios como Joinville, Florianópolis, São José, Biguaçu, Monte Castelo e Cerro Negro. As entregas atendem escolas, hospitais, bancos de alimentos, cozinhas solidárias, além de unidades do CRAS e do CREAS.

Por fim, o acompanhamento do programa ocorre por meio do controle social. Participam desse processo os Conselhos de Segurança Alimentar e Nutricional municipais e estadual, além da Associação Rede Com a Rua, de Florianópolis. Dessa forma, a execução do PAA no estado mantém transparência e monitoramento contínuo.

...
Editor RuralNews
Vamos deixar essa matéria mais interessante com seu ponto de vista? Faça um comentário e enriqueça esse conteúdo...

TAGS: #PAA # Agricultores familiares
# Santa Catarina # Doação # Alimentos #
Publicidade
Banner publicitário

Leia também

Publicidade
Banner publicitário
Publicidade
Banner publicitário