Preços dos ovos iniciam 2026 em forte queda no mercado interno
Aumento da oferta e vendas mais fracas pressionam as cotações dos ovos em todas as regiões acompanhadas pelo Cepea neste início de ano
Com maior oferta no mercado, preços dos ovos iniciam 2026 em queda nas principais praças do país. Foto: Canva
Os preços dos ovos encerraram dezembro de 2025 no menor patamar médio do ano. Além disso, o movimento de desvalorização segue neste início de 2026. Segundo pesquisadores do Cepea, as quedas nas cotações médias se intensificaram ao longo da parcial de janeiro em todas as praças acompanhadas.
Esse cenário reflete, principalmente, o aumento da oferta de ovos no mercado e o enfraquecimento das vendas. Tradicionalmente, o primeiro mês do ano apresenta demanda mais retraída. Isso ocorre devido à redução do poder de compra da população, impactada por gastos extras comuns nesse período.
Levantamento do Cepea indica que, em Bastos (SP), o preço médio da caixa com 30 dúzias de ovos brancos tipo extra, retirada na granja, está em R$ 89,56 na parcial de janeiro (até o dia 7). O valor representa queda de 25,3% em relação a dezembro de 2025. Além disso, fica 36,2% abaixo da média registrada em janeiro do ano passado, em termos reais, com dados deflacionados pelo IGP-DI de novembro de 2025.
