Sul registra chuva forte e Sudeste mantém calor e ar seco nesta quarta-feira
Quarta-feira terá temporais no Sul, calor de até 40 °C e baixa umidade no interior do Sudeste e Centro-Oeste
Por: Redação RuralNews
Região Sul
A entrada de ventos marítimos, por sua vez, mantém o tempo instável em boa parte do Rio Grande do Sul, com pancadas isoladas de fraca intensidade. Já em Santa Catarina e no Paraná, as perturbações em níveis elevados somadas à umidade reforçam a instabilidade. Assim, no interior dos dois estados, a chuva começa a ganhar força ainda pela manhã e se espalha ao longo do dia.

Quarta será marcada por temporais no Sul e calor intenso no interior do país com alerta para baixa umidade. Foto: Canva
No leste catarinense e no interior paranaense, há risco de temporais à tarde. No litoral do Paraná, por outro lado, a instabilidade varia entre fraca e moderada. Entretanto, no norte paranaense, o dia será de tempo firme, nebulosidade variável e calor intenso, com umidade em níveis críticos.
Região Sudeste
No Sudeste, o padrão de tempo continua estável na maior parte da região. Contudo, as chuvas se concentram apenas nas faixas litorâneas e no leste paulista, incluindo a Grande São Paulo. Além disso, no litoral do Espírito Santo e no sul de São Paulo, há chance de pancadas isoladas. Já no interior paulista, em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, o cenário segue de calor e baixa umidade. As temperaturas já se aproximam dos 40 °C e, consequentemente, os índices de umidade podem cair abaixo de 12% no Triângulo Mineiro e no norte e noroeste paulista.
Região Centro-Oeste
No Centro-Oeste, o fluxo de umidade mantém pancadas de chuva no norte e oeste de Mato Grosso e no oeste e sul de Mato Grosso do Sul. Durante a tarde, essas pancadas podem atingir forte intensidade, acompanhadas de raios e rajadas de vento. Entretanto, em Goiás, no Distrito Federal e em parte de Mato Grosso, o predomínio será de tempo firme. Além do sol forte, a baixa umidade em níveis críticos, entre alerta e emergência, deve chamar a atenção.
Região Nordeste
A circulação de ventos marítimos, por sua vez, reforça a entrada de umidade no litoral, entre a Bahia e o Rio Grande do Norte. Entre Alagoas e Pernambuco, há risco de chuva mais intensa em alguns períodos do dia. No entanto, no interior, o padrão segue de tempo firme, quente e seco, com umidade em níveis de atenção e alerta. Portanto, o risco de queimadas permanece bastante elevado.
Norte
No Norte, as instabilidades se espalham entre Amazonas e Roraima, com pancadas de intensidade moderada a forte. Além disso, Acre, Rondônia e oeste do Pará registram chuva isolada. Já Amapá e Tocantins permanecem com tempo firme durante todo o dia.
TAGS:
Previsão do tempo - clima - Climatempo
- Brasil
Texto publicado originalmente em Clima e tempo
Mais vídeos: