HOME | Notícias | Fertilizantes

Tensão entre Irã e Israel eleva alerta sobre custos de fertilizantes no Brasil

Conflito pode impactar oferta global de ureia e pressionar custos de produção agrícola

Foto do autor Redação RuralNews
18/06/2025 |
707

O recente conflito entre Irã e Israel acende um sinal de alerta para o setor agrícola brasileiro, especialmente no que diz respeito ao fornecimento global de fertilizantes. De acordo com pesquisadores do Cepea, a instabilidade pode afetar diretamente a disponibilidade de insumos essenciais, como a ureia, elevando os custos de produção no campo.

O Irã é um dos principais produtores mundiais de amônia anidra, substância utilizada na fabricação de fertilizantes nitrogenados, entre eles a ureia. O país responde atualmente por cerca de 7% a 8% da produção global desse insumo.

Diante desse cenário, culturas brasileiras que dependem fortemente de ureia — como milho, algodão, arroz, café e citros — passam a enfrentar o risco de aumento nos custos. Segundo o Cepea, produtores já demonstram preocupação com possíveis oscilações no mercado internacional e seus impactos sobre o planejamento e a rentabilidade da próxima safra.

TAGS: #Fertilizantes # Irã
# Israel # Brasil # Custos de fertilizantes # Cepea
...
Editor RuralNews
Vamos deixar essa matéria mais interessante com seu ponto de vista? Faça um comentário e enriqueça esse conteúdo...

O portal RuralNews é uma iniciativa que leva diariamente informações, novas tecnologias e as novidades do agronegócio do Brasil para o produtor rural e toda a cadeia produtiva do segmento. Reportagens, cotações diárias, vídeos, podcasts, artigos e muito mais!

São Paulo/SP | Ribeirão Preto/SP | Porto Alegre/RS | Cascavel/PR | Rio Verde/GO | Campo Grande/MS

© 2024 Newmídia Comunicação, Todos os direitos reservados.

ATENÇÃO! Esse site usa cookies - Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento e a nossa Política de Privacidade.