ABPA promove Road Show no México para discutir normas da OMSA e fortalecer comércio de proteína animal
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em parceria com a ApexBrasil, realizará no dia 28 de agosto, na Cidade do México, a segunda edição do Road Show Internacional “No Borders for Food: Parcerias para Segurança Alimentar”.
O evento visa ampliar o diálogo técnico e institucional com autoridades sanitárias e importadores. Além disso, foca nas normas da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA/WOAH), essenciais para um comércio internacional mais seguro e previsível.
O seminário terá o tema “México-Brasil: Proteína Animal – Decisiones Basadas en la OMSA para Seguridad Alimentaria” e ocorrerá durante a missão presidencial brasileira à capital mexicana. Estão previstas participações de autoridades brasileiras e mexicanas, incluindo representantes do MAPA, MDIC, ApexBrasil, Embaixada do Brasil no México, SADER e associações de importadores e processadores de alimentos.
Esta é a segunda edição do Road Show. A primeira ocorreu nas Filipinas, em 8 de agosto. O evento contou com a presença do embaixador Gilberto Fonseca Guimarães de Moura e da adida agrícola Virginia Carpi. Também participaram representantes do Department of Agriculture filipino e líderes do setor de carnes. Assim, reforçou o apoio aos princípios da OMSA como base técnica para decisões comerciais sanitárias.
“O México é um mercado estratégico e parceiro de longa data da cadeia de proteína animal brasileira. Portanto, promover este seminário durante a missão presidencial reforça nosso compromisso com o comércio baseado em ciência e diálogo técnico”, afirma Ricardo Santin, presidente da ABPA. Em 2024, o México foi o 9º maior destino da carne de frango brasileira, com 191,4 mil toneladas embarcadas e receita de US$ 403,2 milhões. Além disso, há crescimento na exportação de carne suína, ovos e material genético avícola.
O Road Show 2025 terá novas etapas em mercados estratégicos, como China, União Europeia, África do Sul, Chile, Malásia, Peru, Canadá e Arábia Saudita.
O objetivo é reunir autoridades, técnicos e importadores. Dessa forma, será possível construir consensos em torno das normas da OMSA, facilitando o acesso a mercados com critérios reconhecidos internacionalmente.