INÍCIO AGRICULTURA Trigo

Em apenas 10 anos, Goiás multiplica por dez vezes sua produção de trigo

Durante o Fórum do Trigo de Goiás, que aconteceu no auditório da Fieg, em Goiânia, a Embrapa informou que a área para cultivo no estado é estimada em 4 milhões de hectares
Wandel Seixas
- Especial para Rural News
Publicado em 14/12/2023

A expansão dos trigais nos campos de cerrados, onde se inclui Goiás tem um produtor de Cristalina com o recorde de produtividade, foi defendida, hoje, pelo chefe geral da Embrapa Trigo, Jorge Lemainski, na abertura do Fórum do Trigo Tropical de Goiás, no auditório da Fieg, em Goiânia.
O papel goiano na autossuficiência do trigo nacional foi amplamente exposta durante o encontro. Dados da pesquisa apontam que o trigo teve crescimento de mais de dez vezes em dez anos. A produtividade foi surpreendente e marcante. No tipo sequeiro, a média com a BRS 404 foi de 4.861 quilos por hectare. No sistema irrigado, o índice alcançado no Estado atingiu sete toneladas por hectare.

Embrapa vê possibilidade de multiplicação do trigo tropical no Cerrado (Foto de Wandell Seixas)
Embrapa vê possibilidade de multiplicação do trigo tropical no Cerrado (Foto de Wandell Seixas)

O presidente do Sindtrigo, Sérgio Scodro, teceu considerações sobre a evolução da triticultura e revelou que embora a produção estadual seja de 300 mil toneladas este ano, há moinhos com capacidade de moagem de 700 mil toneladas. A produção brasileira, em 2022, registrou 10,6 milhões de toneladas. O consumo nacional corresponde a 12 milhões de toneladas. O representante da Faeg, Ailton Vilela, anuncio que os goianos produzem 70% do trigo da região Centro-Oeste. O sistema mais comum no Planalto Central é o irrigado.


O agropecuarista André Louza vê com otimismo a perspectiva de crescimento tritícola na região. Inclusive, lembrou que Paulo Bonato, em Cristalina, no Entorno do DF, cultiva trigo irrigado. A BRS 264 se destacou pela precocidade e pela alta produtividade. Teve sucesso e recorde mundial de produtividade média diária em 2021 – 80,92 kg/ha/dia com ciclo de 119 dias, totalizando 9630 kg /ha ou 160,5 sc/ha. As variedades que nasceram no Cerrado são as BRS 254, 264, 404 e 394.


João Carlos Gouveia, do Sebrae, manifesta de maneira positiva para a triticultura praticada por pequenos e médios produtores. Há 130 variedades coletadas pela Embrapa Trigo. Os trabalhos de pesquisa visando à tropicalização do trigo no País forma intensificados na década de 80.


Segundo a Embrapa, a área propícia ao cultivo de trigo tropical é estimada em quatro milhões de hectares. Desses, l,5 milhão disponíveis para o cultivo irrigado e 2,5 milhões cultivo de sequeiro. O chefe geral da Embrapa Trigo conclui mencionando que “a melhoria gradual está nos levando ao objetivo”, ou seja, de produzir mais e melhor.


Os limitadores da expansão no Centro-Oeste são a brusone, a seca e calor, giberela e germinação na espiga. As possibilidades de expansão do trigo tropical estão representadas pela oferta ambiental, aceitação da transferência de tecnologia, soberania alimentar, competitividade e produtividade internacional, entre outros aspectos, concluiu Jorge Lamainski.

Embrapa vê possibilidade de multiplicação do trigo tropical no Cerrado (Foto de Wandell Seixas)

Jorge Lemainski, chefe geral da Embrapa Trigo

Embrapa vê possibilidade de multiplicação do trigo tropical no Cerrado (Foto de Wandell Seixas)

Encontro sobre o trigo tropical na Fieg

Sobre o autor Wandel Seixas

Wandell Seixas é um dos mais respeitados jornalista especializados no agronegócio e escreve diariamente para o portal RuralNews. É bacharel em Direito pela PUC-GO, ex bolsita em cooperativismo agrícola pela Hidradut, em Tel Aviv, Israel. Já foi assessor de imprensa da FAEG, Emater, SGPA, CDL, além de autor do livro O Agronegócio Passa Pelo Centro Oeste e História da SGPA - Domando o Boi pela Genética.
TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Texto publicado originalmente em

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.