INÍCIO AGRICULTURA Tratores

Commodities em baixa e clima adverso derrubam vendas das máquinas agrícolas

Essa redução pontual do mercado tem sido influenciada por preços das commodities, escassez de financiamento e condições climática
Vandré Dubiela
- Exclusivo Rural News
Publicado em 23/05/2024

No comércio de máquinas agrícolas, os primeiros quatro meses do ano foram caracterizados por uma queda nas vendas, tanto internas quanto externas. As vendas no varejo totalizaram 14.615 unidades, enquanto as exportações alcançaram apenas 2.077 unidades, representando uma redução de 11,6% e 34,9%, respectivamente.

Essa redução pontual do mercado tem sido influenciada por diversos fatores, incluindo os preços das commodities, a escassez de financiamento e até mesmo condições climáticas adversas, especialmente afetando as vendas de colheitadeiras, cujo valor agregado é superior ao dos tratores de rodas.
Primeiros quatro meses do ano foram caracterizados por uma queda nas vendas de máquinas agrícolas
Primeiros quatro meses do ano foram caracterizados por uma queda nas vendas de máquinas agrícolas

Na ótica do presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), Márcio de Lima Leite, é importante impulsionar as vendas de máquinas agrícolas e rodoviárias no Brasil. Ele ressaltou que os produtos apresentados nas recentes feiras Agrishow e MT Expo estão equipados com tecnologia avançada, resultando em maior produtividade para uma ampla gama de clientes, desde pequenos agricultores até grandes empresas do setor agrícola e de construção. Entretanto, ele enfatizou a necessidade de disponibilizar mais recursos para as linhas de financiamento existentes do BNDES.

Além disso, é urgente recuperar os volumes das exportações por meio de uma política de incentivo consistente, que promova uma maior inserção na cadeia global, a celebração de mais acordos comerciais e a redução de obstáculos, tornando os produtos brasileiros mais competitivos internacionalmente.

O dirigente da Anfavea alertou para a importância de manter vigilância sobre empresas estrangeiras que entram no país apenas para participar de licitações públicas, muitas vezes oferecendo produtos com baixo conteúdo nacional, sem garantias e sem uma rede de assistência estabelecida.


Sobre o autor Vandré Dubiela

Com mais de três décadas dedicadas ao jornalismo, iniciou a carreira no Jornal O Paraná, de Cascavel, passando pelas principais editorias. Conta com textos e fotografias publicados nos principais meios de comunicação nacional, entre os quais a Folha de São Paulo, Estado de S. Paulo, Gazeta do Povo e Revista Grid. Atuou ainda como produtor da TV Tarobá, afiliada da Band e como editor de portais de notícias. Também é autor do livro AREAC 50 anos – Pioneirismo na defesa e na valorização da agronomia paranaense. Nos últimos anos, se especializou em agronegócio, produzindo reportagens e artigos do gênero, inclusive trabalhos dedicados à OCEPAR (Organização das Cooperativas do Estado do Paraná).
TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Ao continuar com o cadastro, você concorda com nossos termos de privacidade e consentimento da nossa Política de Privacidade.