Com 72% de presença feminina, evento do Sistema FAEP destaca protagonismo e união no setor agropecuário
O Encontro Regional de Líderes Rurais, promovido pelo Sistema FAEP, chegou ao município de Campo Mourão nesta quarta-feira (18). Esta foi a quinta cidade a receber o evento nesta temporada, que tem como objetivo fortalecer a representatividade do setor agropecuário e incentivar o surgimento de novas lideranças. Ao todo, 263 participantes de 15 sindicatos rurais da região estiveram presentes, com destaque para a expressiva participação feminina, que representou 72% do público.
A programação contou com discursos, dinâmicas e palestras, reforçando a importância da liderança e do protagonismo no meio rural. Em julho, a caravana do Sistema FAEP seguirá para mais seis municípios, totalizando 11 eventos em diferentes regiões do Paraná.
Durante a abertura, o presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette, destacou a importância de os líderes do campo ampliarem o diálogo com a sociedade. Ele também apresentou iniciativas da instituição, como o programa Herdeiros do Campo, a Comissão Estadual de Mulheres da FAEP (CEMF), o Prêmio Queijos do Paraná, o programa Movido pelo Agro e o futuro Centro de Excelência em Leite, que será construído em Castro.
Representando os anfitriões, o presidente do Sindicato Rural de Campo Mourão, Cézar Massareto Bronzel, destacou o trabalho da FAEP e o papel do evento na integração dos participantes. Já o presidente do Núcleo de Sindicatos Rurais do Vale do Ivaí, Marco Antônio Esquiçato, ressaltou o envolvimento das mulheres nos sindicatos e o impacto positivo da CEMF na agropecuária regional.
Entre as atrações do evento, uma dinâmica com peças de dominó ilustrava ações e conquistas do sistema sindical, promovendo de forma interativa o conhecimento sobre a atuação da FAEP. Na sequência, o empreendedor rural Leo Montesanto compartilhou sua trajetória na produção de cafés especiais. Criador da Coffee++, Montesanto falou sobre a importância da capacitação no campo e o papel do Brasil como principal produtor de café do mundo.
A programação também incluiu uma apresentação do Projeto Sindicato Protagonista, que oferece consultoria especializada às entidades sindicais, com foco no fortalecimento institucional.