Frente fria causa chuva e queda de temperatura no Sul, enquanto o calor e o ar seco predominam no Sudeste e Centro-Oeste nesta segunda
Segundo a Climatempo, a segunda-feira será marcada por contrastes climáticos no Brasil. Uma nova frente fria avança pelo Sul e provoca temporais com ventos fortes e queda de temperatura. Já no Sudeste e no Centro-Oeste, o calor segue intenso e a umidade do ar permanece muito baixa. Além disso, a chuva se mantém sobre partes do Norte e do litoral do Nordeste, mantendo o tempo instável nessas regiões.
Durante o dia, as instabilidades se espalham por Santa Catarina e chegam ao sul e sudoeste do Paraná. No entanto, entre o fim da tarde e a noite, as chuvas diminuem no território gaúcho com a entrada de uma massa de ar frio, que causa queda acentuada nas temperaturas. No norte e noroeste do Paraná, o tempo continua firme e quente.
Os índices de umidade relativa do ar ficam abaixo de 20%, o que exige atenção redobrada com hidratação e cuidados com a saúde. Apenas no Espírito Santo e no leste de Minas, a umidade vinda do oceano provoca pancadas de chuva isoladas e fracas.
No Mato Grosso, especialmente no oeste e no sul, há chance de chuva isolada à tarde, mas o calor continua predominante, com temperaturas próximas dos 40 °C em Cuiabá. Em Goiás e no Distrito Federal, o tempo segue firme, com sol forte e baixa umidade.