Exportação de soja tem recorde em setembro com 6,5 milhões de toneladas, mas clima seco preocupa produtores na nova safra
As exportações brasileiras de soja atingiram volume recorde para o mês de setembro, impulsionadas pela firme demanda internacional, segundo pesquisadores do Cepea. No total, o país embarcou 6,5 milhões de toneladas, o maior volume já registrado para o período e 6,6% acima do exportado em setembro de 2024, de acordo com dados parciais da Secex.
Apesar do bom desempenho, houve retração de 30,3% frente a agosto, um movimento considerado típico do segundo semestre, quando os estoques nacionais estão menores. Além disso, o aumento da oferta de soja na Argentina limitou parte dos embarques brasileiros durante o mês.
Mesmo com essa desaceleração pontual, o acumulado do ano segue em ritmo histórico. De janeiro a setembro, o Brasil exportou 93 milhões de toneladas da oleaginosa, o que também representa recorde para o período.
Enquanto isso, o clima segue no centro das atenções dos produtores. O avanço da semeadura da safra 2025/26 no Paraná contrasta com o ritmo ainda lento das atividades no Centro-Oeste e no Sudeste, regiões que enfrentam falta de chuvas e umidade insuficiente no solo para o plantio.