HOME | Notícias | Pecuária

Tarifas dos EUA preocupam setor pecuário brasileiro

Medidas podem estimular exportações, mas acendem alerta sobre renda e consumo interno

Foto do autor Redação RuralNews
11/04/2025 |

O setor pecuário do Brasil está em alerta diante das tarifas impostas recentemente pelos Estados Unidos. De acordo com pesquisadores do Cepea, embora as medidas possam impulsionar a demanda internacional por produtos agropecuários brasileiros — incluindo a carne bovina —, os efeitos colaterais preocupam.

Mesmo que os importadores enfrentem dificuldades econômicas, a procura pela carne bovina nacional pode continuar em níveis satisfatórios. No entanto, as tarifas aplicadas diretamente ao Brasil e os reflexos econômicos globais devem atingir diversos setores da economia nacional.

Segundo o Cepea, esses impactos podem provocar redução nos investimentos, aumento do desemprego e queda na renda da população, afetando diretamente o consumo interno de carne e de outros produtos.

Em 2024, as exportações responderam por 28,16% da produção de carne bovina brasileira, conforme dados do IBGE e da Secex. Isso significa que cerca de 72% da produção depende da capacidade de compra dos consumidores dentro do país.

TAGS: #bovinocultura # pecuária
# indicador boi # cepea # cotações # Tarifas EUA
...
Editor RuralNews
Vamos deixar essa matéria mais interessante com seu ponto de vista? Faça um comentário e enriqueça esse conteúdo...

O portal RuralNews é uma iniciativa que leva diariamente informações, novas tecnologias e as novidades do agronegócio do Brasil para o produtor rural e toda a cadeia produtiva do segmento. Reportagens, cotações diárias, vídeos, podcasts, artigos e muito mais!

São Paulo/SP | Ribeirão Preto/SP | Porto Alegre/RS | Cascavel/PR | Rio Verde/GO | Campo Grande/MS

© 2024 Newmídia Comunicação, Todos os direitos reservados.

Design por Lápis Digital


ATENÇÃO! Esse site usa cookies - Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento e a nossa Política de Privacidade.